A secretária de Licitações e Contratos da Prefeitura de Guaíba, Magda Carboni, sofreu um acidente grave na noite de quinta-feira, 15 de maio. Por volta das 19h30, ela trafegava pela Estrada do Conde, em direção a Eldorado do Sul, quando seu carro colidiu com uma vaca na pista, próximo à ponte sobre o Arroio, já no lado de Eldorado do Sul.
Com a batida, o carro da secretária ficou parcialmente destruído (foto). Ela foi encaminhada com ferimentos leves ao Hospital Regional e passa bem. A vaca teve de ser sacrificada.
Logo após o acidente, o tenente coronel Luciano Porto, comandante do 31º BMP, passava pelo local. Ele prestou atendimento imediato, acionando reforço da BM, que isolou a área. Em nota, o comandante ressaltou a situação de abandono e negligência na referida via, salientando que “diversos animais são deixados soltos por indivíduos irresponsáveis, os quais se dizem proprietários, configurando-se grave ameaça à segurança dos condutores que por ali trafegam”.
Porto disse que a equipe de Inteligência da BM identificou o possível proprietário do animal e encaminhou a documentação pertinente ao delegado da Polícia Civil de Eldorado do Sul, bem como ao Ministério Público. O oficial relatou, ainda, que informou o fato à Subseção da OAB de Guaíba, que possui comissão específica voltada à causa animal.
“A partir desse diálogo, iniciamos tratativas com as esferas competentes – Poder Executivo Municipal e Estadual; Ministério Público; Poder Judiciário; e OAB – com o objetivo de adotar providências eficazes e conjuntas para evitar a repetição de episódios como este”, concluiu o comanda do 31º BPM.
Este problema com animais de grande porte (cavalos e vacas) sobre a pista na Estrada do Conde tem sido alertado pela Gazeta Centro-Sul nos últimos anos, mas segue sem solução.
MP investiga jogador do Juventude suspeito de manipulação de resultado
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) deflagrou, na terça-feira, 20 de maio, em Caxias do Sul, uma operação para investigar um jogador do Juventude e outras pessoas suspeitas de envolvimento em casos com manipulação de resultados para apostas. Foram cumpridos dois mandados de busca, um na casa do atleta e outro no Estádio Alfredo Jaconi.
Os crimes investigados são os de organização criminosa, artigo 198 da Lei Geral de Esporte e, ainda, eventual estelionato associado. Sobre o artigo 198, trata-se de solicitar ou aceitar, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem patrimonial ou não patrimonial para qualquer ato ou omissão destinado a alterar ou falsificar o resultado de competição esportiva ou evento a ela associado. A pena é de dois a seis anos de prisão, além de multa.
Segundo o GAECO, os mandados de busca foram cumpridos porque a CBF, ao emitir o alerta, relatou ao MPRS que foram registradas movimentações acima do considerado normal para um cartão envolvendo um jogador e também pelo fato de que pessoas ligadas ao alvo, tanto no mês passado quanto agora, estariam entre os apostadores. Os nomes dos envolvidos e os valores apostados não foram divulgados.