A Feira do Livro está de volta depois de três anos suspensa devido à pandemia de Cavid-19. O evento, que será realizado entre os dias 15 e 21 de maio, é organizado pela Prefeitura de Guaíba através da Secretaria de Turismo e Cultura. A Feira acontecerá na Rua Serafim Silva, ao lado da Praça Gastão Leão, no Centro de Guaíba, a partir das 10 horas da manhã. Entrada gratuita.
A primeira Feira do Livro de Guaíba aconteceu em 1987, com o objetivo principal de incentivar a leitura, a cultura e o conhecimento.
Durante sete dias a Feira contará com mais de 20 editoras e livreiros de todo o Rio Grande do Sul, além de diversas atividades culturais, palestras, debates e apresentações artísticas. A programação é diversificada, com a participação de escritores locais e da Região Sul do Brasil.
Neste ano, o patrono é o escritor, tradutor, jornalista, radialista e professor universitário Juremir Machado da Silva.
Além da comercialização de livros de todos os gêneros e para todas as idades, a Feira também oferece atividades para os jovens e as crianças, tais como contação de histórias, oficinas, teatro e shows. Também haverá espaço para alimentação e apresentações de música e dança.
Programação
Segunda-feira, 15 – 10h: Abertura das Bancas; 11h: Abertura Oficial da Feira, com a chegada do patrono Juremir Machado da Silva; 11h20: Resultado da escolha do novo mascote da Feira; 11h30: Lançamento do Edital Cultural Municipal.
11h40: Homenagem ao escritor Renato Lacerda Isquierdo.
À tarde, sessão de autógrafos; espetáculos culturais; contação de histórias e show da Banda “Pequena Serenata” a partir das 18 horas.
Nos demais dias, a programação segue com contações de histórias, teatro, apresentações de dança, bate-papo com escritores e shows.