Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul traz uma matéria relevante sobre o início das obras de saneamento básico na Zona Sul de Guaíba. Segundo a Corsan, estão sendo investidos R$ 5,8 milhões na instalação da rede de esgoto no Bairro Passo Fundo. A intervenção, que seria realizada em 2029, foi antecipada para este ano.
De acordo com a Companhia, está previsto a implantação de oito quilômetros de redes coletoras de esgoto, conectadas à estação de tratamento, passando por três elevatórias.
A gerente de serviços da Corsan em Guaíba, Beatriz Souza, explicou que a obra irá beneficiar cerca de duas mil famílias.
Investimento em tratamento de esgoto significa mais saúde para a população. Neste caso de Guaíba, tendo em vista a região, irá impactar na balneabilidade das praias da Zona Sul da Cidade – Alegria e Florida, considerando que a maior parte da poluição destes balneários está relacionada com a presença elevada de coliformes fecais na água.
Os projetos da Corsan fazem parte de um programa de universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, cerca de 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90% ao tratamento de esgoto, meta a ser alcançada nos 317 municípios atendidos pela Corsan no Rio Grande do Sul.
O início das obras de saneamento na Zona Sul de Guaíba é importante notícia que deve ser celebrada.

