Tia Alaíde e a Popularidade do Maranata no Estado

0
COMPARTILHAMENTOS
30
VISUALIZAÇÕES

Como todos sabem, o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, se lançou como pré-candidato a governador do RS durante entrevista concedida à Gazeta Centro-Sul, publicada no dia 11 de julho. Na Coluna daquele dia, anunciei que iria buscar informações nas diferentes regiões do Estado para saber sobre a popularidade do Maranata. É claro que conto com o apoio da Tia Alaíde.

Para buscarmos este tipo de informação, é preciso ter estratégia especial e contar com uma ampla rede de colaboradores, especialidade da Tia Alaíde, considerada um fenômeno quando se trata de bastidores políticos. Vamos lá!

Conforme anunciei, estamos buscando informações em cidades polos de diferentes regiões, entre elas: Caxias do Sul, Erechim, Ijuí, Santa Rosa, São Borja, Cruz Alta, Santa Maria, Uruguaiana, Alegrete, São Gabriel, Camaquã, Bagé, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz, Canoas, Novo Hamburgo; e, é claro, nos municípios da Região Centro-Sul (Costa Doce e Carbonífera).

 

Como funciona a consulta

O primeiro passo é procurar conhecidos na cidade com algum envolvimento político e social: assessores, comunicadores e lideranças. Muitas vezes, o acesso a este público-alvo se dá por meio de amigos e conhecidos que fazem indicações. A pergunta é a seguinte: você conhece Marcelo Maranata? Se pensar por cinco segundos, ajudamos, informando tratar-se do prefeito de Guaíba.

Antes de continuar, é preciso deixar claro que não se trata de pesquisa eleitoral, mas de uma consulta informal, sem valor científico.

Acredito que assessores políticos, comunicadores e lideranças locais estão no topo da pirâmide do tema envolvendo candidaturas a cargos eletivos no Estado. Portanto, se este grupo não conhece um determinado pré-candidato, é grande a chance de a comunidade também não conhecê-lo.

Resumo da bufa: esta consulta que a Tia Alaíde está coordenando serve apenas para indicar uma tendência, no Estado, de conhecimento da pré-candidatura do Maranata a governador do RS, neste momento, faltando pouco mais de um ano para o pleito.

 

Primeiros Resultados

No domingo, 10 de agosto, me reuni com a Tia Alaíde para saber o que foi apurado até agora. Lembrando que nossa consulta informal continua.

No relatório parcial da Tia Alaíde, até o dia 10 de agosto de 2025, Marcelo Maranata era pouco conhecido na metade Norte do RS. Seu nome vai se tornando mais conhecido na medida em que nos aproximamos da Capital. Tudo dentro do esperado, considerando que o Maranata é presidente do Consórcio da Granpal, abrangendo municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre.

É preciso considerar que falta pouco mais de um ano para as eleições de 2026 e que Maranata sequer bateu o martelo com o partido pelo qual deverá concorrer. Dependendo do tempo de televisão, sabemos que muita coisa pode acontecer, pois se tem algo que o Marcelo Maranata domina é a oratória.

Acredito que até o final de setembro teremos uma ideia mais apurada sobre o conhecimento, no Estado, da pré-candidatura do Maranata a governador, considerando nosso levantamento.

Uma coisa é certa, se o Maranata decidir concorrer terá de se afastar do cargo de prefeito no verão de 2026 e colocar o pé na estrada com uma pauta consolidada. Deixando Guaíba como exemplo de gestão.

 

Área Azul seguirá com empresa privada

Segundo o diretor de projetos especiais da Prefeitura de Guaíba, Marcelo Verlindo, foi decidido abrir licitação para a concessão da Área Azul. A proposta de passar para a APAE não vingou.

O sistema de cobrança do Estacionamento Rotativo parou de operar no dia 6 de junho deste ano. A empresa responsável pela prestação do serviço não aceitou renovar o contrato.

“Vamos colocar no edital que o pagamento mensal da empresa ao Município (outorga) tenha um percentual destinado para entidades sem fins lucrativos, que tenham o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS)”, destacou Verlindo.

Pelo que apurei, em Guaíba, somente a APAE e o Projari têm o CEBAS.

 

Leandro André

Publicado em 15/8/25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o jornal digital da Gazeta Centro-Sul e leia de qualquer lugar! Acessar X