O Brasil registrou 3.468.255 tentativas de fraude nos três primeiros meses de 2025, um salto de 22,9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. O volume equivale a uma tentativa a cada 2,2 segundos, com mais de um milhão de ocorrências mensais registradas consecutivamente no trimestre.
A maior parte das tentativas de fraude registradas no período foi direcionada ao setor de “Bancos e Cartões” (54%). Na sequência, apareceram os segmentos de “Serviços” (31,9%), “Financeiras” (6,7%), “Telefonia” (5,7%) e “Varejo” (1,7%), mantendo a consistência dos registros em todos os três meses.
Na análise por modalidade, as inconsistências nas informações cadastrais são a principal frente de detecção das tentativas de fraude, representando 50,6% das ocorrências evitadas no primeiro trimestre. Em seguida, padrões fraudulentos relacionados à autenticidade de documentos e validação biométrica responderam por 41,9% dos casos. Já o monitoramento de comportamentos suspeitos em dispositivos, como a associação com históricos anteriores de fraudes, foi responsável por 7,5% das diligências barradas no período.
Dicas para evitar fraudes
• Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos.
• Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador.
• Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba.
• Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências.
• Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo.
• Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado.
• Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro.
• Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Anfíbios exóticos ameaçados de extinção são encontrados em restaurante na Capital
Uma ação conjunta entre a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (Dema/Deic), da Polícia Civil, resultou, na terça-feira, 8 de julho, no cumprimento de mandado de busca e apreensão em um restaurante localizado na Zona Sul de Porto Alegre.
A operação, denominada “Comida”, foi desencadeada após a verificação de uma denúncia sobre a manutenção e possível comercialização ilegal de animais silvestres exóticos no local.
Durante a fiscalização, foram encontrados 74 axolotes (Ambystoma mexicanum) mantidos em quatro aquários. Os animais estariam sendo reproduzidos no estabelecimento.
O axolote é um anfíbio exótico originário do México, classificado como criticamente ameaçado de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e incluído no Anexo II da Convenção CITES (Comércio Internacional das Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção).
O proprietário do restaurante afirmou que não comercializava os animais, apesar da denúncia indicar a venda irregular dos espécimes.
Além dos axolotes, foram apreendidos no local mais de um quilo de maconha e armas. A ocorrência está sendo investigada pela Polícia Civil. Os animais foram recolhidos e estão sob cuidados técnicos até a definição do destino adequado.
Foto: Divulgação/EBC
Publicado em 11/7/25