O início das comemorações dos 90 anos da Câmara de Vereadores de Guaíba foi marcado por uma sessão solene na noite de terça-feira, 3 de fevereiro. Na ocasião, aconteceu a posse da Mesa Diretora para o exercício de 2026, com o vereador Airton Elegância na Presidência e os vereadores João Caldas (vice-presidente); Everton da Academia (1º secretário); e Gabriela Panazzolo (2ª secretária).
O evento aconteceu no Plenário Jonas Xarier, na Casa Legislativa, e contou com a presença de diversas autoridades, lideranças e convidados. Durante a solenidade, o presidente empossado prestou homenagem aos colegas vereadores pelos 90 anos de história da Câmara Municipal e também ao prefeito Marcelo Maranata e à vice-prefeita Claudinha Jardim, destacando a parceria institucional entre os poderes Legislativo e Executivo.
Em seu discurso, o presidente da Casa anunciou importantes obras que serão realizadas na Câmara de Vereadores, destacando a implantação de um auditório, que contará com 79 lugares. O espaço será destinado à realização de apresentações culturais, eventos institucionais e atividades abertas à população, fortalecendo o vínculo entre o Poder Legislativo e a comunidade.
Instituição do Legislativo Guaibense
Dez anos após a emancipação de Guaíba, que aconteceu em outubro de 1926, foi instituído o Legislativo Municipal. Os sete vereadores eleitos pelo povo assumiram no dia 18 de janeiro de 1936.
O primeiro presidente da Mesa Diretora foi o coronel Vasco Alves Pereira e o secretário, Carlos Augusto de Moura e Cunha. Completavam o quadro dos primeiros vereadores da cidade: Gastão Leão, Fernando Hoff, Hanacleto Binfaré, José Godoi Ilha e Francisco Maximiliano Huber. Eles constituíram a primeira Lei Orgânica do Município, assinada no dia 27 de março daquele ano.
Fonte: livro Guaíba-Outra Margem, de Leandro André.
FOTO: DIVULGAÇÃO



