Essa semana, entrevistei a secretária Paula Parolli sobre o Plano Diretor. Ver matéria nesta edição. Depois de dez anos de atraso, os ajustes estão saindo da gaveta. O otimismo é grande.
Durante a entrevista, descobri que o Plano de Mobilidade Urbana, que foi anunciado lá atrás como concluído, não foi concluído; está sendo ajustado junto com o Plano Diretor. Nem tudo o que é anunciado na Aldeia procede.
Dança das Cadeiras na Secretaria
Recentemente, houve significativa dança das cadeiras na Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Guaíba. Vamos acompanhar para verificar se estas mudanças irão destravar projetos importantes, há anos se arrastando no Setor, como os ajustes no Plano Diretor e a implantação do Parque Ecológico, na Unidade de Conservação do Morro José Lutzenberger, por exemplo.
Por falar no Parque, segundo a secretária Paula Parolli, o processo de implantação também se movimentou. Tramita a reativação legal do Conselho para dar continuidade e concluir o Plano de Manejo.
Lembrando que parte dos recursos obrigatórios das medidas compensatórias da nova fábrica da CMPC, em Barra do Ribeiro, poderão ser requisitados para investimentos na Unidade de Conservação do Morro José Letzenberger, no Centro de Guaíba. Fica o alerta.
Inchaço Populacional
Tramitam na Prefeitura de Guaíba diversos projetos de loteamentos, envolvendo cerca de 6 mil lotes, a maioria para pessoas de baixa renda. É tema para debate, principalmente neste momento de ajustar o Plano Diretor. Podemos estar criando um inchaço populacional aparentemente organizado.
É preciso considerar, também, a ocupação de áreas que funcionam como “terreno esponja”, fundamental para evitar inundações. Acendeu a luz amarela.
Atenção, Vereadores
Dos 17 vereadores de Guaíba, somente um, o Tiago Green, não é da base governista. Sempre ressaltei que a ausência de oposição é ruim para qualquer gestão pública.
Diante deste quadro desequilibrado, no qual todos (ou quase todos) estão no mesmo lado, faço um alerta para os vereadores. Procurem questionar e se informar melhor sobre projetos de loteamentos que chegam na Câmara. Não votem na onda “Maria vai com as outras”. Pensem no futuro da Cidade. Às vezes, vendem projetos como importantes para o desenvolvimento do Município, mas entregam exatamente o contrário.
Guaíba e Barra do Ribeiro
Percebi que existe uma sintonia entre os governos de Guaíba e de Barra do Ribeiro nesta onda de planejamento das cidades. A ideia é pensar o futuro juntos, considerando a nova fábrica da CMPC.
Importante, isso. O projeto do Grupo Chileno é tão grande que, certamente, vai envolver os dois municípios.
Drones estão no ar
Apurei que a Prefeitura de Guaíba está atualizando o cadastro de imóveis da Cidade por meio de georreferenciamento (processo técnico de mapear imóveis, definindo localização, limites e dimensões com coordenadas geográficas precisas, usando GPS, drones e satélites). Os drones estão no ar da Aldeia neste momento. Não escapa nem a casinha do cachorro. Forte, essa!
Entorno do Sítio Histórico
Mudanças no indigesto limite de construções no entorno do Sítio Histórico de Guaíba estão sendo estudadas pela SEAG e técnicos da Prefeitura. O tema é complexo, envolve o IPHAE, mas precisa ser encarado, pois há uma limitação do desenvolvimento no Centro da Cidade que precisa ser reavaliada.
Preservar o patrimônio histórico é importante, mas isso pode e deve ser feito com sabedoria e bom senso.
Praças no Jardim dos Lagos
Essa eu não sabia. Segundo a secretária Paula Parolli, desde a implantação do Bairro Jardim dos Lagos, há cerca de duas décadas, o empreendedor ainda não construiu duas praças previstas no projeto aprovado pela Prefeitura. É de cair os butiás dos bolsos!
Eco Mirante
Para finalizar esta coluna que se esbalda nas questões de ocupação territorial da Aldeia, um anúncio para anotar (comemorar só depois de concluído). Na área nos fundos da Prefeitura, onde há vegetação e um lago bacana, deverá ser construído um espaço de visitação e contemplação da fauna local, o ECO Mirante, com inauguração prevista para março deste ano. Anotado.
Leandro André

