A equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) participou do I Encontro de Iniciação Científica &
Mostra de Pós-Graduação do Instituto Neurosaber – NeuroMeeting 2025, realizado na semana passada em
Balneário Camboriú/SC.
Dois trabalhos de Guaíba se destacaram em um espaço dentro do evento dedicado à apresentação de
pesquisas baseadas em evidências científicas, avaliadas por especialistas do País. Entre mais de 60 inscritos de
todo o Brasil, os dois projetos apresentados pela SME ficaram entre os três melhores, um reconhecimento
expressivo das pesquisas desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino.
Trabalhos Premiados de Guaíba
• Intervenção Precoce Baseada em Evidências:
Aplicação do RTI na Primeira Infância. Pesquisa coordenada e apresentada pela pedagoga Raquel Lacerda
Ritter, especialista em Educação Especial e Inclusiva.
• Programa Guaíba, um Novo Olhar pela Alfabetização.
Trabalho de estimulação da consciência fonológica na Educação Infantil e Anos Iniciais em Guaíba. Estudo
coordenado pela pedagoga Juliana Kirstein Diniz.
Na segunda-feira, 27 de outubro, Raquel Ritter e Juliana Diniz, juntamente com a secretária Municipal de
Educação, Magda Ramos (foto), concederam entrevista à Gazeta Centro-Sul na sede da SME. Elas explicaram as
pesquisas apresentadas, destacando os resultados práticos positivos que estão obtendo na Rede de Ensino local.
Raquel explicou que seu trabalho apresenta a experiência da implementação do modelo de resposta à
Intervenção (RTI) na Educação Infantil, analisando os marcos do desenvolvimento dos alunos: socialização,
linguagem, cognição, afetividade e motricidade, visando capacitar profissionais para identificar atrasos no
neurodesenvolvimento a fim de promover intervenções pedagógicas sistematizadas e evitar encaminhamentos
precoces a serviços especializados.
Juliana contou que, no final do ano letivo de 2023, foi constatado que 80% dos alunos foram alfabetizados
somente no 4º ano, o que incomodava, considerando que os estudantes precisavam de seis anos para se
alfabetizarem, contando os dois na Educação Infantil.
Em 2024, foi instituído o Programa Guaíba, um Novo Olhar pela Alfabetização, mudando a metodologia,
passando a utilizar um sistema de alfabetização baseado na Ciência, com jogos pedagógicos, caderno de avaliação e monitoramento. No final do ano letivo de 2024, apesar dos transtornos da enchente, 91% dos estudantes do Pré II alcançaram os escores mínimos em consciência fonológica, e, no 1º ano, 60% consolidaram habilidades de leitura e escrita, demostrando avanço significativo com a nova metodologia.
A expectativa é de chegar no final do ano letivo de 2025 com altos índices de alfabetização no 1º ano.
A secretária Magda Ramos comemorou o destaque nacional da SME de Guaíba, enfatizando que a Rede
Municipal está unida e focada em avançar na qualidade do ensino. E isso deverá se refletir nos resultados das
avaliações em andamento, que irão apontar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com
divulgação prevista para março de 2026.
Foto: LA/GAZETA
Publicado em 31/10/25

