A Prefeitura de Guaíba anunciou a construção de políticas públicas voltadas à proteção e ao desenvolvimento infantil, com o lançamento do Programa Cidade Amiga da Criança. A iniciativa visa garantir direitos, oportunidades e um ambiente saudável para as crianças.
Entre as ações: ampliação em 30% dos acompanhamentos semanais por visitação domiciliar, em locais que apresentam índices relevantes de vulnerabilidade social; oferta de oficinas de cultura, como música e teatro; adesão à Rede Urban 95 (cidades pensadas para crianças com 95 cm, altura média de uma criança de três anos), adequando praças já existentes e construção de novas em um modelo mais natural, arborizado e que conte com espaços de convivência, caminhada e iluminação; implantação de rotas escolares; e adequação do mobiliário urbano para a perspectiva de crianças e suas famílias.
O comitê Cidade Amiga da Criança é intersetorial e tomará posse, no aniversário de 99 anos da Cidade, dia 14 de outubro.
De acordo com a vice-prefeita Cláudia Jardim, este Programa corresponde à uma mudança de visão/paradigma de gestão, em que se prioriza os cidadãos desde o seu nascimento.
“Por isso, também, outra meta prioritária é o combate à violência contra crianças e adolescentes através de uma rede de enfrentamento”, destacou a vice-prefeita.
Publicado em 29/8/25