Foto: LA/GAZETA
Um grande evento aconteceu na Orla Central de Guaíba entre os dias 16 e 19 de outubro. A Olifeira, na sua 4ª edição, destacou a cadeia produtiva da oliveira e o conhecimento sobre o azeite de oliva e seus derivados.
Durante os quatro dias, no prédio histórico do ex-Mercado Público, foram vendidos azeites Extra Virgem de alta qualidade e derivados. A Feira ofereceu, ainda, artesanato, produtos da agricultura familiar, além da oferta de diversos serviços à população.
O Largo José Claudio Machado contou com extensa praça de alimentação e o palco principal, onde aconteceram os shows nacionais de Sidney Magal; Pagode do Restaura; Yasmin Santos; e Alexandre Pires.
Em um espaço secundário, o Palco do Mirante, aconteceram apresentações culturais
A Olifeira é uma realização da Associação Brasileira de Consumidores de Azeite de Oliva e Derivados (Abrazeite), com patrocínio Master da Prefeitura de Guaíba, Governo do Estado do RS (Setur e SDR), Corsan, Banrisul, CMPC e Grupo Sulina.
Produção do RS
Conforme a Secretaria Estadual de Agricultura, o Rio Grande do Sul soma cerca de 6,5 mil hectares plantados com oliveiras. Em todo o Brasil, são 10 mil hectares destinados ao cultivo. No RS, o trabalho é conduzido por 340 produtores em 112 municípios.


