O Centro – Apesar de Guaíba ter uma história rica e relevante, com o título de Berço da Revolução Farroupilha, o Centro Histórico é negligenciado. Sucessivas gestões municipais desprezam a área central onde toda a população se encontra, buscando lojas comerciais e empresas prestadoras de serviços. A visão de que cuidar do Centro é cuidar da elite faz parte de uma mentalidade populista e carente de cultura. O Centro de Guaíba é feio, malcuidado, escuro, com calçadas perigosas e fiação funesta. Nos finais de tarde, o lixo se espalha. Triste.
As Paias – Apesar da revitalização da Orla na Praia da Alegria, realizada pela CMPC, a falta de zeladoria tornou parte do ambiente deplorável: sujeira, mato no calçadão semidestruído. O símbolo da negligência é o Monumento Farroupilha num canto cercado por lixo. O mesmo relaxamento se destaca no Balneário Florida. Espaços de beleza natural estão sufocados pela falta de zeladoria.
Os Eventos – Já tivemos grandes eventos em Guaíba, que sucumbiram ou se tornaram moribundos. Entre os mais relevantes: Festival Reculuta da Canção Crioula; Expofeira Centro-Sul; Feira do Pêssego; Festa à Fantasia do Itapuí; Festival Raul Seixas; Festival de Música Estudantil; Desfile de Bandas Marciais; Desfile Cívico de 7 de Setembro; Brick da Beira; Festa de São João; Triathlon; Provas de Canoagem; e os grandes shows da Toyota.
Leandro André

