Minha Mãe e o Papa Leão XIV

0
COMPARTILHAMENTOS
15
VISUALIZAÇÕES

Nas imagens transmitidas pela tevê, direto do Vaticano, o cardeal norte-americano Robert Prevost é apresentado à multidão de católicos que está na Praça de São Pedro como o novo condutor do Catolicismo. Da sacada da Basílica, o pontífice, que adotou o nome de Leão XIV, enviou ao Mundo bonita mensagem de paz, rezou Ave-Maria e se despediu, emocionado pela calorosa acolhida.

O Papa Leão XIV já tinha saído de cena, e eu, sentada em frente à tevê desligada, fiquei emocionada pensando na Mãe, em como ficaria contente com a chegada do sumo pontífice justamente no mês que ela adorava.

Aniversariante do dia primeiro de maio, mulher cristã na teoria e na prática, a Mãe rezava todas as noites antes de dormir. Segurando terço de contas entre os dedos, mãos postas em oração, diante do Coração de Jesus que ficava na sala, pedia proteção divina para todos, agradecia por tudo, citando nossos nomes e de gente amiga que ela julgava que precisassem.

Seguindo os preceitos do Cristianismo, cuidava dos parentes e de amigos da família que chegavam de cidades interioranas e de propriedades rurais para consultas e tratamentos médicos aqui em Guaíba ou na Capital. Oferecia-lhes boas refeições e aposentos, nada de cobranças nem queixas pelo trabalho extra. Costumava nos dizer que todos mereciam abrigo, que não lhe custava ajudar a quem precisava.

Havia em minha Mãe um entusiasmo natural difícil de ser traduzido em palavras, mas facilmente sentido logo que se entrava naquela casa grande e acolhedora onde vivíamos sob a sua amorosa proteção. Era o lugar do nosso aconchego. Mesmo depois de crescidos, já com nossas próprias casas, íamos seguidamente lá para expressar as saudades que sentíamos. Sentados à mesa feito crianças, contávamos novidades, pedíamos conselhos maternos, trocávamos sorrisos e abraços.

Sinto falta das boas conversas com a Mãe, queria poder ouvir as histórias daqueles tempos antigos que ela gostava de contar, tom de voz saudoso, olhos esbanjando brilho. Casos da vida real que terminavam, todos, de um jeito positivo, com ditados populares cheios de sabedoria, lições de velhas e boas fábulas.

Nas imagens transmitidas pela tevê, direto do Vaticano, o Papa Leão XIV se apresentou aos católicos do Mundo. Da sacada da Basílica de São Pedro, o novo líder da Igreja Católica rezou uma Ave-Maria, emocionado pela calorosa acolhida.

Também me emocionei, lembrando da Mãe. Em como estaria feliz com a chegada do novo Papa justamente no mês do seu aniversário, que também é de homenagear todas as adoráveis e inesquecíveis mães como ela foi para os seus filhos.

Cristina André

Publicado em 9/5/25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o jornal digital da Gazeta Centro-Sul e leia de qualquer lugar! Acessar X