A Corsan está investindo R$ 5,8 milhões na instalação da rede de esgoto no Bairro Passo Fundo, em Guaíba, que estava prevista para 2029 e foi antecipada para este ano. O projeto prevê a implantação de oito quilômetros de redes coletoras de esgoto e 1,5 quilômetro de tubulação para transportar os resíduos para a estação de tratamento. Também serão construídas três elevatórias, para o bombeamento do esgoto de áreas mais baixas.
A gerente de serviços da Corsan em Guaíba, Beatriz Souza, explicou que as obras beneficiarão cerca de duas mil famílias.
“A antecipação foi possível devido ao alinhamento entre a Corsan e a administração municipal. Trabalhamos alinhados com a Prefeitura, o que nos permite maior visão estratégica para executarmos tanto os nossos investimentos em saneamento, quanto a Prefeitura em suas obras de infraestrutura”, destacou a gerente.
Universalização do Saneamento
Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.
Até 2033, cerca de 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.
Foto: DIVULGAÇÃO/CORSAN


