É flagrante a falta de sintonia entre o Governo Municipal de Guaíba e as empresas que prestam serviços de distribuição de energia elétrica, telefonia, abastecimento de água e tratamento de esgoto. Há muitos anos, a Gazeta Centro-Sul vem divulgando problemas na Cidade relacionados com estes serviços. É preciso criar um sistema integrado, que respeite a aplicação do dinheiro público, o meio ambiente e, principalmente, a população.
Reportagens e críticas a respeito dos serviços públicos terceirizados são recorrentes. Basta percorrer as ruas da Cidade para observar diversas irregularidades. Causa espanto a situação da fiação em todos os bairros, principalmente nas ruas centrais, com emaranhados absurdos e fios soltos, pendurados nas calçadas e até mesmo no meio das vias públicas, gerando riscos de acidentes e poluição visual.
A Prefeitura está contratando serviços de decoração para os períodos de Natal e de Páscoa com valores expressivos, conforme informação do Observatório Social divulgada nesta edição. Cabe questionar este investimento, considerando a negligência citada. Chamam a atenção, também, os problemas nas redes de água e esgoto, que levam dias para serem solucionados, o que acontece, muitas vezes, após insistentes reclamações.
Já passou da hora da Administração Municipal e do Ministério Público cobrarem, de forma mais eficaz, da Corsan, da CEEE Equatorial e das empresas de telefonia, maior comprometimento com a população, para que ofereçam melhores serviços de manutenção e de atendimento ao consumidor.
Publicado em 31/10/25
	    	
		    
                                
                                
							
							
							
							
							
							