A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, de Guaíba, alcançou reconhecimento nacional ao ter um de seus projetos selecionado como finalista da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2026)), um dos maiores eventos científicos estudantis do Brasil. A Feira ocorrerá de 24 a 28 de março de 2026, na Universidade de São Paulo (USP).
O projeto, intitulado “Desafios, impactos e contribuições da Inteligência Artificial para os Estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental”, é de autoria da estudante Layslla Guimarães Prado, com orientação da professora Greice Silveira Schulz (foto). A pesquisa analisa os impactos do uso da Inteligência Artificial no contexto escolar, destacando desafios, possibilidades e contribuições para a aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Antes de alcançar a etapa nacional, o trabalho foi apresentado na III Mostra Científica e Tecnológica de Guaíba 2025, realizada em 11 de novembro de 2025, onde obteve 1º lugar na Categoria 3. A premiação dessa categoria garante o custeio da participação dos estudantes e orientadores em feiras científicas, caso o projeto seja finalista ou contemplado com visitação, possibilitando a presença na Febrace 2026.
Além disso, a conquista também está alinhada à Resolução nº 6/2023 da Câmara Municipal de Vereadores, que reconhece e valoriza estudantes e professores da Rede Pública Municipal que se destacam em eventos científicos de abrangência nacional.
Foto: DIVULGAÇÃO/SME



