Na edição do dia 29 de agosto, a Gazeta Centro-Sul publicou uma entrevista exclusiva com o diretor-geral de Celulose da CMPC no Brasil, Antonio Lacerda, no Caderno Viva Guaíba. Segue repercutindo.
Lacerda destacou sua meta de preparar a CMPC para o futuro no Brasil, com duas fábricas (Guaíba e Barra do Ribeiro), envolvendo 12 mil colaboradores durante a construção da Unidade na Barra e seis mil após entrar em operação.
Sobre semelhanças e diferenças entre a cultura empresarial do Chile e do Brasil, o executivo observou que os chilenos são bastante tradicionais, muito sérios e respeitosos. Já os brasileiros entram com a criatividade e espontaneidade, resultando numa união positiva.
A respeito da relação entre a fábrica de Guaíba e a futura unidade de Barra do Ribeiro, Lacerda disse que haverá sinergia, mesma gestão, uma central de manutenção e peças, mas com operações exclusivas.
Quando o tema foi mão de obra, o diretor da CMPC explicou que foi feito um plano de desenvolvimento, detalhando toda mão de obra e capacitação técnica que irão precisar nos próximos cinco anos em diversas áreas profissionais.
Para se ter uma ideia do tamanho do projeto da nova fábrica em Barra do Ribeiro, Lacerda destacou que irão necessitar de 600 motoristas de caminhão, além dos que a empresa conta atualmente. O plano de contratação e formação de mão de obra está programado para começar a ser executado em março de 2026.
É grande o interesse de Guaíba e Região no projeto da nova fábrica da CMPC em Barra do Ribeiro. Seguimos acompanhando e registrando na Gazeta Centro-Sul.
Custo Brasil
Pesquisa da CNI mostra que 70% dos empresários industriais consideram a carga tributária o principal entrave do Custo Brasil, seguida pela falta de mão de obra qualificada (62%). O estudo também aponta dificuldades em financiamento, insegurança jurídica e infraestrutura precária como obstáculos à competitividade. Esta notícia foi publicada no Portal Brasil 61.
Economia Prateada
Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul traz um artigo muito interessante sobre a chamada “Economia Prateada”, conceito que destaca crescente fenômeno econômico de grande escala. A cor “prata” faz referência aos cabelos grisalhos, relacionando ao mercado que envolve pessoas 50 +, que já movimenta cerca de US$ 15 trilhões anuais no mundo e pode ultrapassar US$ 27 trilhões até 2050.
Foi-se o tempo em que os coroas se aposentavam e esperavam a morte chegar jogando dominó. Forte, essa!
Candidaturas da Aldeia
Da série candidaturas da Aldeia nas eleições de 2026, a Tia Alaíde descobriu que o vereador Tiago Green está articulando sua participação como candidato a deputado estadual em dobradinha com a deputada federal Any Ortiz. Perguntei ao Tiago sobre esta informação da Tia Alaíde. “Pode acontecer”, respondeu o vereador.
No momento, o impasse para fechar a dobradinha é o futuro partido de Ortiz. Atualmente, ambos estão no Cidadania, mas a tendência é de que ela assine com o PP.
Até o momento, temos três pré-candidatos de Guaíba a deputado estadual: Deisi Maranata, José Sperotto e Tiago Green.
Robson Malmann fez contato com este colunista para informar que é pré-candidato a deputado federal, com apoio da Direita. “Possivelmente eu concorra pelo Republicanos ou PL”, observou.
Porta-voz do Ódio
A declaração do comunicador e historiador Eduardo Bueno – Peninha, comemorando o assassinato brutal do ativista Charlie Kirk, destacando que “foi bom” para suas filhas perderem o pai, revela um indivíduo abjeto.
Eu não sabia da existência de Charlie Kirk até ele ser assassinado por alguém que discordava do que ele pregava. O Peninha conheço, sei que é um idiota, do tipo provocador histérico para chamar a atenção, mas mesmo assim me surpreendi ao ver aquele vídeo em que o capeta debocha e comemora com ardência a morte de uma pessoa que pensava diferente dele. Assustador.
Esse tipo de comportamento escancara o perigo da intolerância doentia, capaz de transformar o ser humano em ser desprezível.
Leandro André
Publicado em 19/9/25