Prefeitura promete corrigir orientação errada que estava sendo passada para a população
Leitor da Gazeta Centro-Sul enviou o relato que segue (texto integral entre aspas), destacando a dificuldade encontrada para agendar uma consulta com ginecologista em Guaíba.
“O Posto de Saúde do Columbia City (UBS C City) abriu agenda para consultas com médica ginecologista às 7h da manhã de quarta-feira, dia 02/07, e às 9h já não haviam mais fichas para o mês de julho.
Detalhe importante: junho não teve atendimento com esta especialidade por causa de férias da profissional. Há relatos de munícipes de que em maio também não conseguiram agendar consultas.
Em contato telefônico com a UBS Saúde da Mulher (leitor enviou o áudio), que é a Unidade de Saúde de referência para a população feminina da cidade, a informação obtida foi que os agendamentos devem ser realizados nas unidades de saúde dos bairros onde residem as pacientes e que se não há mais fichas, devem aguardar até o próximo mês. Diante de uma situação como esta a população mais bem informada acaba sempre questionando: adianta ser o município com a 5ª economia do Estado se a população continua sem atendimento médico adequado? ”
O que diz a Secretaria da Saúde
A Gazeta enviou o relato e o áudio à secretária municipal da Saúde de Guaíba, Simone Py, que enviou a nota que segue, publicada na íntegra entre aspas. Confira.
“A informação que foi dada sobre o agendamento para o ginecologista que deveria ser só no bairro está equivocada, podem agendar sim em outra unidade, já que a especialidade não possui em todas as unidades.
Reforçaremos essa informação para as recepções e, principalmente, faremos capacitações para que não se repita. Sobre agendar nesta data fica mais difícil porque geralmente acontece mais no início do mês, mas é possível fazer encaixe!”
Publicado em 11/7/25