Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul apresenta o Caderno Viva Guaíba, iniciando uma séria de publicações mensais que se propõe a divulgar ações, projetos, entrevistas, informações e histórias, além de pessoas relevantes, destacando questões positivas no contexto municipal.
Comunidade é o conjunto de pessoas que habitam o mesmo lugar, que pertencem ao mesmo grupo social, compartilhando cultura e história. Na régua do tempo, as pessoas vão construindo suas vidas juntamente com a execução de projetos, estruturando um mundo especial, com características e costumes que produzem uma identidade coletiva. Este desenvolvimento é alicerçado num plano original, que se mantém na memória, ajustando-se ao presente e projetando o futuro numa ação contínua, sempre buscando melhorar a qualidade de vida da sociedade.
Neste Caderno, que traz no nome o verbo viver, apresentamos duas entrevistas com pessoas que exercem funções distintas, ambas relevantes para a comunidade. O executivo que dirige a maior empresa da região fala de seu trabalho e da relação com a sociedade local, apresentando-se como um membro da comunidade. Na outra ponta, uma mulher que transcendeu estilo de vida limitado para viver grandes desafios, deixando mensagem forte de otimismo e coragem principalmente para as mulheres.
A publicação especial traz, ainda, o resumo da história de um clube de futebol relevante no cenário esportivo regional, que caminha para os 80 anos de fundação; revela como foi criado o bairro mais arborizado da Cidade; informa sobre a realização de um evento de mesmo nome, programado para acontecer em setembro no Bairro Alegria; e destaca profissionais da Educação de duas escolas importantes, que trabalham com a geração que vai seguir construindo a história da comunidade.
Viva Guaíba no sentido de viver e de saudar, pois esta é a história na qual somos todos protagonistas.
Publicado em 29/8/25