Está em andamento um trabalho para diversificar as opções de trabalho dentro das unidades prisionais do Rio Grande do Sul, uma prática considerada fundamental para a reinserção social de apenados.
O mais recente termo de cooperação, com a Indústria de Calçados e Bolsas Guaíba, uma empresa terceirizada da Beira Rio Calçados, entrou em operação no dia 1° de agosto na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba (PEFG). Lá, 20 mulheres privadas de liberdade estão tendo a oportunidades de aprender não apenas um ofício, mas de redefinir o cárcere.
Preparação para o trabalho
A parceria com a empresa calçadista começou a ser alinhavada em novembro de 2024 por meio do Departamento de Tratamento Penal (DTP), setor subordinado à Polícia Penal, vinculada da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS). Depois de ultrapassadas questões técnicas para a instalação do maquinário, as apenadas começaram o período de aprendizado, que se estendeu até a última semana de julho.
O treinamento é necessário, segundo explica a diretora da Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba, Fernanda Kersting, não somente para ensinar o que precisam fazer, mas porque muitas delas nunca trabalharam.
Em Guaíba, o termo de cooperação, com validade de cinco anos, prevê atividades de acabamentos de calçados em couro e fabricação de bolsas. As 20 mulheres recebem, mensalmente, 75% do salário-mínimo, além de remição de pena de um dia a cada três trabalhados.
O valor recebido pelo trabalho é depositado em uma conta. A apenada pode optar por deixar o dinheiro guardado ou passar o cartão do banco para alguém da família fazer a retirada.
A Indústria de Calçados e Bolsas Guaíba pretende, futuramente, expandir o número de oficinas em operação na Penitenciária. Jeferson Silveira, proprietário da empresa, acredita que há margem para que ao menos 75 mulheres privadas de liberdade trabalhem com a confecção de bolsas e calçados no local. Hoje, há 18 mulheres na fila por uma vaga.
Na PEFG, das 468 apenadas, 120 exercem algum tipo de atividade.
Publicado em 22/8/25