Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul traz matéria com informações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, destacando ações do Programa de Desassoreamento.
As informações dão ênfase a levantamentos batimétricos que começaram a ser executados em quatro regiões prioritárias, abrangendo rios de grande porte. As medições do relevo submerso visam identificar pontos críticos de acúmulo de sedimentos e outras alterações no leito dos cursos d’água. Os dados deverão servir de base para avaliar a viabilidade técnica e econômica de futuras intervenções de desassoreamento.
O Governo do RS também ressalta que, paralelamente às ações de batimetria e desassoreamento, avançam as operações de dragagem no Lago Guaíba, com concentração dos trabalhos nos principais canais de navegação.
Na matéria, o Governo anuncia a entrada em operação de novos equipamentos para ampliar a capacidade da frente de dragagem.
Diversos setores da sociedade gaúcha têm batido na tecla da necessidade de desassorear os rios e voltar com a mineração, principalmente no Lago Guaíba, considerando os efeitos negativos nos períodos de chuvas devido à dificuldade de escoamento das águas.
Espera-se que estas informações divulgadas pelo Governo do Rio Grande do Sul transcendam o marketing e estejam em sintonia com ações efetivas, tendo em vista que a solução desses problemas é urgente.
Publicado em 27/6/25