Demorou dez anos para começar a revisão do Plano Diretor de Guaíba. Isso significa que perdemos uma década para planejar o futuro da Cidade. Quando um município avança sem planejamento, a chance de gerar problemas sociais e econômicos aumenta muito.
Antes de continuar, é importante ressaltar o significado de Plano Diretor. Trata-se de um conjunto de regras que funciona como o principal instrumento de planejamento urbano para orientar o desenvolvimento e a organização do território a cada 10 anos. Ele define onde construir, preservar, aumentar a densidade; busca garantir a qualidade de vida de uma comunidade.
Dito isso, vamos focar em Guaíba e Barra do Ribeiro. A expectativa é de que as duas cidades entrem numa escala acelerada de desenvolvimento nos próximos dez anos, devido, principalmente, ao projeto da CMPC, que irá construir uma unidade industrial das grandes em Barra do Ribeiro. Se isso não for bem planejado, poderá gerar consequências ruins, considerando a qualidade de vida das populações dos dois municípios.
A hora de avaliar todas as questões com atenção, técnica, profissionalismo e participação social é agora.
Leandro André

