Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul traz encartado o sexto Caderno Viva Guaíba, encerrando a primeira série de publicações mensais que destacaram entrevistas, projetos sociais, culturais e educacionais; eventos, ações comunitárias e fatos históricos. Um conjunto de temas positivos no contexto regional.
Na primeira edição, o Caderno Viva Guaíba por Gazeta Centro-Sul divulgou entrevista exclusiva com Antonio Lacerda, diretor-geral de Celulose da CMPC no Brasil, na qual ele se apresentou à comunidade, falou sobre sua carreira profissional e passou informações importantes sobre o projeto da nova fábrica a ser instalada em Barra do Ribeiro e a relação com a Unidade de Guaíba.
As publicações deram destaque, também, ao Circuito Eco CMPC; ao desafio da montanhista guaibense Gabriela Rodrigues, que se preparava para escalar o Himalaia; divulgou como foi implantado o Balneário Florida, um exemplo de loteamento ecológico, criado no ano de 1935 em Guaíba; e ressaltou a jornada do Guaíba Futebol Clube, que está completando 80 anos.
A série deu ênfase, ainda, para os projetos selecionados do Fundo Valor Local da CMPC; entrevistou a atleta juvenil da Seleção Brasileira Sub 12 de Beach Tennis, Manu Lucher; apresentou os bairros de Guaíba com a nomenclatura oficial; divulgou o projeto da sede do Instituto CMPC a ser construída na Zona Sul de Guaíba; ressaltou a importância do voluntariado, através do trabalho social de Marina Toledo; apresentou as atividades desenvolvidas na Casa de Cultura e Arte, localizada no Bairro Ermo; publicou um resumo de como teve início o município de Guaíba, que neste ano de 2026 completa seu centenário. Registrou doação de cadernos aos estudantes da rede pública; apresentou um pouco da história de superação e fé do ambientalista e maratonista Leopoldo Arend; enfatizou o diversificado comércio de bairro na Avenida Adão Foques; celebrou os 50 anos do Colégio Estadual Augusto Meyer; contou a história da Paróquia Nossa Sra. da Paz; e registrou atividades do projeto Viva Guaíba da CMPC na Praia da Alegria. Também enalteceu trabalhos sociais de “Gente que vive Guaíba”.
Nesta sexta edição, o Caderno traz o trabalho comunitário da Amovijar na Zona Sul de Guaíba; os serviços prestados pela UBS Vila Iolanda; as atividades interativas da CMPC como patrocinadora do Gauchão; e o projeto Prefeitura na Comunidade, que aconteceu na Praia da Alegria no dia 25 de janeiro.
Todo o conteúdo jornalístico dos cadernos foi realizado pela Gazeta Centro-Sul, sem uso de Inteligência Artificial. O conjunto de publicações passa a fazer parte de arquivo com registros relevantes no contexto regional.
Enaltecer as pessoas e os fatos significativos de uma comunidade é manter viva a sua história, valorizar o presente e contribuir com a construção do futuro.
Enaltecer as pessoas e os fatos significativos de uma comunidade é manter viva a sua história


