No domingo, 21 de dezembro, o PSDB-RS empossou sua nova Executiva Estadual, presidida pelo vereador de Porto Alegre, Moisés Barboza. Na sequência, oficializou a pré-candidatura do prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, a governador do Rio Grande do Sul. O ato aconteceu no Plenário da Câmara Municipal da Capital (foto), sendo prestigiado por expressivo número de correligionários.
Entre os presentes, lideranças partidárias, como o deputado federal Daniel Trzeciak, segundo vice-presidente do PSDB-RS, além de integrantes de outros partidos, como o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB).
Moisés ressaltou que o PSDB do RS elegeu a primeira mulher ao Palácio Piratini, Yeda Crusius, em 2006, e reelegeu um governador pela primeira vez no Estado, Eduardo Leite, nas eleições de 2024. Atualmente, Leite está filiado ao PSD.
“Em 2026, vamos pôr o 45 nas urnas e vencer a eleição para o Governo do Estado! ”, anunciou Moisés.
Trajetória Política
Despois de ter sido vice-prefeito de Guaíba e de ter tentado duas vezes assumir a Prefeitura, Marcelo Maranata se elegeu prefeito em 2020 pelo PDT, de forma apertada, somando 38,62% dos votos, enquanto o então prefeito José Sperotto (PTB) somou 38,18%.
Em 2024, Maranata se reelegeu com folga, fazendo 78,18% dos votos; a segunda colocada, Cleusa Silveira (PSDB), somou 18,76%.
O Prefeito Maranata enfrentou os efeitos da grande enchente de maio de 2024 como protagonista, na linha de frente das ações. No Governo, fez algumas entregas importantes na infraestrutura e na Saúde. Neste ano, se filiou ao PSDB, com o apoio dos caciques do partido para disputar o Governo do RS.
Maranata deverá deixar a Prefeitura até abril de 2026 para concorrer a governador do Estado, sem poder retornar ao cargo caso não consiga se eleger. Se ele confirmar a candidatura, a vice-prefeita Claudinha Jardim (PL) assumirá o Executivo Municipal. Nos últimos meses, ela tem atuado muitas vezes como prefeita interina, tendo em vista que o foco do titular está nas eleições do ano que vem.
O que disse Maranata
Em seu discurso no domingo, 21, Marcelo recordou sua trajetória de vida, como entregador de jornal e engraxate, em Camaquã, e lojista. Ele enfatizou que os políticos devem ser cobrados pelos seus atos diariamente, sem idolatrias. Afirmou também que a sua experiência como gestor na Região Metropolitana será muito útil no enfrentamento dos grandes problemas do Estado.
O prefeito de Guaíba defendeu o enfrentamento do endividamento dos produtores rurais gaúchos e enfatizou a necessidade de atitude mais efetiva no combate à violência contra as mulheres.
Foto: DIVULGAÇÃO/PSDB


