Os Brasileiros

0
COMPARTILHAMENTOS
12
VISUALIZAÇÕES

Estou lendo o livro Brasil no Espelho, de Felipe Nunes. O conteúdo revela o pensamento dos brasileiros em relação as suas crenças, medos, expectativas e valores, com base em uma ampla pesquisa realizada pela Quaest, entre novembro e dezembro de 2023, com quase dez mil pessoas, em 340 municípios, nos 26 Estados e no Distrito Federal. Confira alguns resultados interessantes. Vamos lá!

        Deus e Família – 96% dos entrevistados disseram acreditar que Deus está no comando de suas vidas; 86% disseram que a fé vale mais que a ciência. 51% se declararam católicos e 31% evangélicos, entre outras religiões.

Para 96% dos consultados, a família é a coisa mais importante da vida; 80% concordaram que a família é com quem se pode contar em momentos difíceis.

Honestidade e Jeitinho – 85% afirmaram ter orgulho do Brasil, apontando a natureza como principal motivo. No entanto, quando se refere à sociedade (a obra de todos nós), os brasileiros revelaram sentir vergonha da violência, da corrupção e do jeitinho.

Gênero Musical – De acordo com a pesquisa da Quaest, os brasileiros trocaram a preferência do samba pelo sertanejo. Questionados sobre preferência musical, Sertanejo aparece com 27%; Religiosa (Gospel), 17%; Forró (arrocha), 10%; Samba/Pagode, 8%; MPB, 8%; Rock Internacional, 5%; Pop Internacional, 4% e demais estilos seguem entre 3% e 1%.

Festa Popular Favorita – Entre as mais citadas: São João/Arraial, 21%; Natal Luz de Gramado, 17%; Carnaval, 15%; Festa de Nossa Senhora Aparecida, 8%; Festas Municipais, 4%. Demais seguem entre 3% e 1%.

Neste ponto, é preciso considerar o regionalismo no Brasil, que é muito forte. Nas regiões Sul, Centro-Oeste, parte do Norte e São Paulo, o Natal é a festa favorita, especialmente o Natal Luz de Gramado.

Segurança – O medo do crime une os brasileiros, qualquer que seja sua classe social, revela a pesquisa. O sentimento de insegurança no Brasil cresce de acordo com o tamanho da cidade. Em média, 58% disseram não se sentirem seguros. Nas capitais, sobe para 70%.

Para 94% dos entrevistados, jovens de 16 anos que cometem crimes devem ser presos. 77% disseram que deve existir pena de morte para quem comete crimes como estupro.

Quando questionados sobre qual a maior preocupação atual, 22% apontaram Violência/Crime; 18%, Corrupção; 15%, Economia/Inflação/Desemprego; 11%, Fome/Miséria; 8%, Desigualdade entre Ricos e Pobres; 7%, Saúde; 6%, Educação; 4%, Intolerância Racial e Religiosa; 4%, Impunidade; 3%, Meio Ambiente; e 3%, Impacto das Guerras no Brasil (percentual total de 101% se deve ao arredondamento dos resultados, esclarece o autor na introdução do livro).

Ideologia – De acordo com a pesquisa, no Brasil polarizado de hoje, os rótulos “esquerda” ou “direita” não estão presentes só na hora de votar, mas perpassam questões de convivência familiar, as amizades e até os relacionamentos amorosos.

Quando perguntados onde se encontram em uma escala de posicionamento ideológico: ao centro, 37%; à direita, 36%; e à esquerda 23% (4% não souberam responder).

Brasil no Espelho – A pesquisa é ampla e reveladora, aborda temas como o Brasil e o Mundo; Deus e Família; Tradição e Discriminação; Individualismo; Meritocracia; Identidade; Insegurança e Desconfiança; Ideologia e Política, entre outros temas. Tudo detalhado em gráficos e tabelas.

Acima, registrei um resumo do resumo, destacando alguns resultados que entendi serem relevantes. O número de informações da pesquisa é amplo e detalhado. Vale conferir.

Analisando os resultados, fica evidente o quanto os brasileiros são conservadores. Voltarei ao tema.

Leandro André

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o jornal digital da Gazeta Centro-Sul e leia de qualquer lugar! Acessar X