Em síntese, turismo significa um conjunto de serviços destinados a promover e orientar viagens e passeios de recreação e cultura. Nesse contexto, é indispensável harmonizar cuidados ambientais, envolvimento social e valorização da cultura do lugar a ser explorado.
O município de Guaíba está localizado em ponto privilegiado às margens do Lago que leva o nome da Cidade. Do outro lado de um colossal espelho d’água, se descortina paisagem cinematográfica de onde é possível visualizar a Capital dos Gaúchos e seu prolongamento até o Portal da Laguna dos Patos.
Na Cidade, cenário de uma intensa história revolucionária, de balneários antigos, de travessias comerciais e de tantas chegadas e partidas. O ambiente e a história fazem de Guaíba um lugar com grande potencial turístico a ser explorado.
Recentemente, o Governo Municipal apresentou a modelagem de um projeto de reestruturação da orla central, propondo uma série de intervenções, misturando de forma harmônica o antigo e o moderno, englobando turismo e desenvolvimento econômico, promovendo um espelhamento com a orla de Porto Alegre.
Apesar do potencial para desenvolver o turismo em Guaíba, ao analisarmos a conservação de espaços nobres da Cidade, como o trecho da margem ao lado da Estação Hidroviária, por onde os visitantes chegam; a Praia da Alegria; os prédios históricos; e a área central, percebe-se que ainda falta sintonia com o conceito de turismo.
Percebe-se que ainda falta sintonia com o conceito de turismo
Publicado em 7/11/25


