Um grande evento gratuito está sendo realizado na Orla Central de Guaíba entre os dias 16 e 19 de outubro.
A concentração das atividades da 4ª Olifeira acontece no Largo José Claudio Machado. O evento está se
consolidando como um dos mais importantes da olivicultura do País. A Feira fortalece a cadeia produtiva da oliveira e o conhecimento sobre o azeite de oliva e seus derivados, com foco no consumidor. Esta edição é uma realização da Associação Brasileira de Consumidores de Azeite de Oliva e Derivados (Abrazeite), com patrocínio Master da Prefeitura de Guaíba, Governo do Estado do RS (Setur e SDR), Corsan, Banrisul, CMPC e Grupo Sulina.
Produção do RS
Conforme a Secretaria Estadual de Agricultura, o Rio Grande do Sul soma cerca de 6,5 mil hectares plantados com oliveiras. Em todo o Brasil, são 10 mil hectares destinados ao cultivo. No RS, o trabalho é conduzido por 340 produtores em 112 municípios.
A previsão para a safra 2026 é de que a produção poderá chegar ou até mesmo ultrapassar a marca de 700 mil litros.
Cozinhas Interativas e Concursos
Nesta 4ª edição, a Olifeira implementou duas cozinhas totalmente equipadas, dedicadas à arte culinária com azeite de oliva Extra Virgem. Entre as novidades, estão horários exclusivos para que as crianças possam aprender de forma lúdica a utilizar e manusear o “ouro líquido” em suas receitas.
O público adulto e jovem também poderá desfrutar de aulas-show, com chefs renomados, e acompanhar o tradicional concurso Big Chef Olifeira. Neste ano, o concurso se expande, premiando talentos nas categorias escolar, de merendeiras e livre.
Sustentabilidade
A Feira adota medidas ecoeficientes, com jardins filtrantes, biodigestor e vedação do uso de plástico.
Na Arena Eco 100, destaque para uma programação especial no sábado, dia 18, a partir das 10 horas, com painéis e apresentação de projetos. Ao lado da Arena, espaço de inovação, reunindo startups e empresas inovadoras em projetos sustentáveis.
Destaque também para venda de azeites e derivados, artesanato, serviços e extensa praça de alimentação. Palco do Mirante, com apresentações culturais, teatro, dança e oficinas.
Shows Nacionais
Dia 16 – 22h – Sidney Magal
Dia 17 – 20h30 – Pagode do Restaura
Dia 18 – 20h30 – Yasmin Santos
Dia 19 – 19h – Alexandre Pires
Foto: LA/GAZETA
	    	
		    
                                
                                
							
							
							
							
							
							