O ex-prefeito de Guaíba e ex-deputado estadual José Francisco Sperotto assinou ficha no PSD no dia 29 de agosto, dois dias antes do atual prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, se filiar ao PSDB.
Sperotto atuou como deputado Estadual por três mandatos, integrando também a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (2011-2014). Foi secretário Estadual de Turismo no Governo Yeda, prefeito de Guaíba (2017–2020), superintendente da Metroplan (2021–2022) e, atualmente, ocupa o cargo de diretor-geral da Secretaria Estadual de Logística e Transportes.
A filiação de Sperotto ao PSD foi abonada pelo presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, pelo governador do RS e presidente Estadual, Eduardo Leite, pelo deputado Federal Lucas Redecker e pelo chefe da Casa Civil, Arthur Lemos (foto).
O Partido Social Democrático (PSD), desde sua criação, tem ampliado sua presença em todo o território nacional, sendo atualmente um dos partidos com maior capilaridade no Brasil. Nas eleições municipais, foi o partido que mais elegeu prefeitos em todo o País, com 886 gestores municipais eleitos.
José Sperotto agradeceu o PSDB pelas oportunidades e amizades construídas ao longo da jornada política.
“Guardo com carinho as importantes experiências políticas e o aprendizado vivenciado durante esse período.
Chego ao PSD com o objetivo de seguir contribuindo com responsabilidade, diálogo e compromisso com a população, ajudando a construir soluções concretas para o nosso Estado. Acredito na boa política e no trabalho sério, e é com esse espírito que inicio este novo capítulo”, destacou Sperotto.