Patrimônio Natural dos Nossos Corações

0
COMPARTILHAMENTOS
8
VISUALIZAÇÕES

Atravessamos o Brasil. Entre embarques e desembarques, decolagens e aterrissagens, esticar de pernas e cafés em diferentes aeroportos, foram cerca de nove horas até chegarmos a São Luís, capital do Maranhão. Em linha reta traçada no mapa, mais de três mil quilômetros desde a nossa casa. Mas ainda não tínhamos chegado ao verdadeiro destino.

Na capital maranhense, instalados em um hotel, passeamos um pouco e descansamos da viagem. No dia seguinte, sono em dia, bom e tardio café da manhã, com frutas, tapiocas e suco de caju, partimos para o lugar que nos motivou a travessia aérea desse enorme país que parece um continente.

Na primeira hora da tarde, com energias renovadas e almas leves, embarcamos em uma van, com pessoas de outros estados, e percorremos mais duzentos e quarenta quilômetros até chegarmos em Santo Amaro, pequeno município que é o portal para os Lençóis Maranhenses, o destino dessa nossa viagem.

Tarde caindo, acomodados na pousada, jantamos no minúsculo e competente Bistrô Buriti, em uma pracinha no centro, onde brindamos a chegada ao município com um bom espumante da Serra Gaúcha,  excelente surpresa. E fomos descansar.

De manhã, uma caminhonete Toyota, tipo jardineira, adaptada para percorrer as dunas com várias pessoas, nos levou para o primeiro passeio nos Lençóis. E a emoção tomou conta quando ficamos diante daquele cenário de beleza natural única, impossível de comparar com qualquer outro que conhecíamos.

Na aventura de subir e descer aquelas dunas de areias brancas, de repente encontrando enormes lagoas cristalinas, o sentimento foi de encantamento puro e simples. Era como andar por um deserto infinito, sol a pino e pés descalços sobre areias frescas, e descobrir enormes lagoas feitas pela chuva e se banhar nelas. Calor escaldante, vento soprando, areias macias.

Paisagens e caminhadas de tirar o fôlego, cenário de milagres que somente a Mãe Natureza é capaz de nos proporcionar. E os parceiros de aventura, novas amizades que fizemos por lá, que tanto nos alegraram com boas conversas e delicadezas surpreendentes.

Retornamos à casa cheios de gratidão aos casais de cariocas Marco e Cassia, Diogo e Camila (com a pequena e querida Manu, de apenas três aninhos); a carioca Marcela e o paulistano Fernando; os paulistas Márcio e Letícia, pela boa companhia que nos fizeram. E por cantarem o parabéns-a-você para o aniversariante do dia, ao pôr-do-sol do inesquecível passeio das Emendadas.

Foram dias espetaculares, esses que passamos nos Lençóis Maranhenses, em agosto, na comemoração do aniversário do meu parceiro de uma vida inteira. Naquele lugar de beleza única, que foi considerado pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.

E que, agora, também se tornou Patrimônio Natural dos Nossos Corações!

 

Cristina André

Publicado em 5/9/25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o jornal digital da Gazeta Centro-Sul e leia de qualquer lugar! Acessar X