Objetivo significa o que se pretende alcançar, realizar ou obter. Em relação aos municípios, cabe à gestão pública e à sociedade definirem quais são as metas de desenvolvimento. Esse entendimento deveria ser basilar.
Guaíba passou de economia agropastoril para industrial na década de 1960. No processo de industrialização, muitos pontos importantes não foram avaliados corretamente, o que gerou ocupação urbana um tanto desordenada. Fábricas e grandes conjuntos habitacionais foram se instalando de forma aleatória, o que causou problemas de mobilidade
e falta de harmonização.
A partir da retomada do transporte hidroviário de passageiros, ligando Guaíba à Capital Gaúcha, a atenção começou a se voltar para o setor turístico. O potencial foi aflorando, mas carece de planejamento e ações práticas de cuidados com a zeladoria e o meio ambiente da Cidade.
Neste contexto, considerando o desenvolvimento nos setores industrial, comercial, de serviços, habitacional e turístico, faz-se necessário um aprofundamento no planejamento, começando pelo ajuste no Plano Diretor.
Cabe à gestão pública, juntamente com a sociedade, por meio de suas lideranças, promover uma reflexão sobre potenciais em seus diferentes segmentos, traçando objetivos de desenvolvimento.
É possível conciliar os setores do turismo, da indústria e habitacional no Município, desde que isso seja feito com planejamento e que haja clareza sobre onde se quer chegar.
Publicado em 22/8/25