A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Eldorado do Sul, deflagrou na manhã de quarta-feira, 6 de agosto, a Operação Eclipse, voltada ao combate a uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas no Município.
A investigação identificou a estrutura e o modo de agir do grupo criminoso conhecido como Facção Timbaúva/Nova Era, responsável por controlar pontos de venda de entorpecentes em diversas áreas da Cidade, especialmente no Bairro Delta do Jacuí, além de promover a intimidação de moradores, e cooptar adolescentes para atividades ilícitas. Foram presos 10 investigados, e aprendidos armas, munições, drogas e veículos utilizados pelo narcotráfico.
Conforme o delegado Vladimir Peukert Urach, a ação integra a estratégia da Polícia Civil de intensificar a atuação do Estado em prevenção e repressão qualificada a traficância de entorpecentes em Eldorado do Sul, reforçando o compromisso com o enfrentamento à criminalidade e destacando a importância da colaboração da comunidade, que pode realizar denúncias anônimas, contribuindo de forma decisiva para a segurança pública.
Tráfico de Drogas no Bairro Colina
No dia 31 de julho, policiais civis da Delegacia de Polícia de Guaíba efetuaram a prisão em flagrante de duas pessoas por tráfico de drogas, no Bairro Colina, em Guaíba.
Segundo a delegada Karoline Calegari, os policias estiveram em um endereço no intuito de localizar uma mulher que estava com sinal da tornozeleira rompida e se depararam com um homem que tentou dispensar uma porção média de crack, sendo imediatamente contido. De acordo com a Polícia, a mulher já é conhecida por traficar drogas ilícitas no Bairro. Ao ser revistada, foram localizadas em um de seus bolsos pedras de crack devidamente embaladas, prontas para venda, além de uma pequena porção de maconha.
Foi dada voz de prisão para ambos, com encaminhamento ao sistema prisional.
Prisão Preventiva por Tentativa de Homicídio em Guaíba
Policiais civis da DP de Guaíba cumpriram mandado de prisão preventiva expedido em desfavor de investigado por tentativa de homicídio. O crime ocorreu no Bairro Colina em maio deste ano. A prisão foi efetuada no dia 25 de julho.
De acordo com a Polícia, o crime ocorreu no final da tarde, quando a vítima foi perseguida em via pública por dois indivíduos que estavam em uma motocicleta e efetuaram disparos de arma de fogo. Um dos indivíduos era menor de idade e na época do fato foi devidamente apreendido em flagrante pelos policias da Delegacia de Guaíba. O segundo investigado saiu da cidade após ter cometido o crime, sendo capturado quando retornou para o Município. Foi cumprida a ordem de prisão, com encaminhamento ao sistema prisional.
Foto: Divulgação/PC