Zero-onze

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Tenho um amigo que diz: “A vida é muito curta para ficarmos apenas trabalhando, pagando boletos e recusando ligações de 011”.

Quem tem um telefone celular (e 99,99% da população tem, pelo menos, um) sabe: poucas coisas irritam mais do que as incômodas e inoportunas chamadas de telemarketing lhe oferecendo produtos e serviços que não lhe interessam. Isso porque, do outro lado da linha – caso não sejam os presidiários tentando lhe extorquir algum dinheiro simulando o sequestro de um filho – tem sempre um robô e sua voz eletrônica lhe dizendo “olá, tudo bem…?”, ou pior, reina aquele silêncio absoluto enquanto você fala: “alô, alô, alô…!!! E não adianta você bloquear no seu aparelho. Os números dessa gente são intermináveis…

Existe uma lei, a 16.135 de 2009, que estabelece a proibição de ligações de telemarketing para as linhas telefônicas bloqueadas no cadastro do Procon do Paraná. Trata-se de um procedimento bem fácil de fazer. Pela internet, inclusive. Mas não resolve 100% do problema, é lógico. No entanto, nem tudo está perdido: se você, caro leitor, recebia, assim como eu, umas dez ou mais chamadas dessas por dia, deve ter percebido que na última semana houve uma trégua. Isso porque a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações anunciou ‘medidas enérgicas’ (ufa, até que enfim…) declarando uma cruzada contra o telemarking abusivo de ligações dessa natureza. Para que se tenha uma ideia do tamanho da encrenca, existem empresas que chegam a realizar 1 milhão de ligações por dia através de um único número. Ou seja, um milhão de pessoas sendo incomodadas por um mesmo número num espaço de 24 horas!!!

Numa determinada noite, lá pelas 20h30min, eu já meio cochilando em frente da TV, recebi uma dessas chamadas. Não era 011 e sim 051, por isso atendi. Mas era o telemarketing de uma operadora de telefonia celular, concorrente da que eu utilizo. Até aí, tudo normal. Anormal foi que a moça do outro lado da linha, com sotaque do interior de São Paulo (mas como, se era 051????), me disse que eu precisava aguardar pois todas as posições de negociação com o cliente estavam ocupadas. E acrescentou: essa espera não levaria mais do que um minuto. Respondi que eu não precisava de nenhuma negociação porque eu não era um cliente daquela operadora e que, por conta daquela chamada, naquele horário, eu jamais seria. E a ela insistiu: “mas enquanto o senhor aguarda poderá ir confirmando os últimos dígitos do seu CPF e a sua data de nascimento. Ou seja: eu estava sendo importunado por um produto ou serviço que não pedi e ainda tenho que esperar e enquanto espero, passo informações pessoais???

Como tudo que desagrada grandes interesses no Brasil, existe a possibilidade de uma enxurrada de recursos e o assunto ir parar na Justiça. Mas que as ligações com prefixo “011” – pelo menos por enquanto – deram um alívio para a nossa já esgotada paciência, isso é fato. Mas atenção: essa regra vale apenas para o telemarketing agressivo e inoportuno de produtos e serviços que você não pediu. Caso você esteja em inadimplência com alguma instituição financeira, o massacre vai continuar. E nesse caso, não tem Procon que dê jeito…

Daniel Andriotti

Publicado em 22/7/22

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