O retorno das aulas na Rede Municipal de Guaíba iniciou na segunda-feira, 3 de junho, na maioria das escolas. Conforme a secretária de Educação, Magda Ramos, a equipe da SME se mobilizou para a retomada das aulas após as enchentes de maio.
“O trabalho da nossa equipe vem sendo realizado com muito entusiasmo. Além disso, contamos com apoio da Marinha e da Prefeitura de Joinville/SC, que cedeu material para as nossas escolas atingidas. Conseguimos deixar o fluxo de retorno estrategicamente organizado”, observou a secretária.
A retomada das atividades está acontecendo de forma gradativa. “As escolas que ainda não iniciaram é porque foram utilizadas como alojamentos, então, deverão retornar na próxima semana. Já as escolas do Bairro Santa Santa Rita/Cohab deverão retomar as atividades ainda no mês de junho”, observou Magda Ramos.
Escolas que retornaram no dia 3
EMEFs Amadeu Bolognesi; Anita Garibaldi; Arlindo Stringhini; Frederico Linck; Darcy Berbigier; Evaristo da Veiga; Gastão Leão; Inácio de Quadros; Itororó; José Carlos Ferreira; Máximo Laviaguerre; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; São Paulo; e Zilá Paiva.
EMEIs Amélia Consuelo Laviaguerre; Menino Jesus; Pedras Brancas; Santa Isabel; Waina; e Três Patinhos.
CEDP e Centro de Autismo.
Rede Estadual
As escolas da Rede Estadual de Ensino também estão retomando as atividades. Na primeira fase, estão acontecendo atividades de acolhimento, visando conhecer a realidade das comunidades escolares após as enchentes.
A 12ª CRE havia informado à Gazeta Centro-Sul que os alunos da Escola Ismael Chaves Barcellos, parcialmente destruída pela inundação no Loteamento do Engenho, seriam transferidos de forma provisória para o Colégio Augusto Meyer. No entanto, essa semana, a coordenadora Claudete Oliveira comunicou mudança de planos, tendo em vista que não tem espaço para o Setor Administrativo. Sendo assim, os alunos da Ismael ficam com aulas no sistema remoto.
Conforme a coordenadora, a Marinha do Brasil ajudou na limpeza da Escola Otaviano.
Na semana passada, Claudete informou que as escolas estaduais localizadas no Bairro Santa Rita (Ruy Coelho Gonçalves, Aglae Kehl e Solon Tavares) estão na fase de limpeza. “Estamos contratando empresa para limpar os prédios. Então, no momento em que conseguirmos reconstituir o ambiente, vamos retomar as atividades”, explicou a coordenadora.
Em Eldorado do Sul
A Escola Professor Américo Braga, no Bairro Sans Souci, em Eldorado do Sul, foi interditada. Está sendo estudada a possibilidade de aluguel de algum prédio em Guaíba ou em Porto Alegre. Não sendo possível retomar com o sistema presencial, será adotado o ensino remoto até restaurar o prédio.
As escolas municipais foram afetadas e estão em fase de limpeza e revitalização.
Publicado em 7/6/24