No processo de busca de alternativas para diversificação de atividades agrícolas nas pequenas propriedades rurais, a viticultura tem se consolidado como uma alternativa viável na Região Centro-Sul do Estado e, em especial, no município de Sertão Santana. Nos últimos anos, além do aumento das áreas de produção de uvas se destaca também a adoção de novas tecnologias, que resultam em aumento de produtividade e melhoria na qualidade dos frutos.
Segundo a Emater, a Região Centro-Sul, mesmo que fora da tradicional região produtora de uva que é a Serra Gaúcha, tem no seu histórico, desde a colonização, a presença do cultivo da uva. A produção era voltada ao autoconsumo das famílias, elaboração do vinho colonial e venda de excedente direta aos consumidores. Com o passar dos anos, a atividade vinha perdendo espaço para outras culturas, mas desde o início dos anos 2000, observa-se uma retomada com diversas ações de fortalecimento da cadeia produtiva, desde a organização dos viticultores, assistência técnica com adoção de novas tecnologias de produção e auxílio na comercialização.
Exemplo Consolidado
O município de Sertão Santana tem se destacado na viticultura graças ao trabalho da Emater/RS-Ascar em parceria com as administrações municipais e demais entidades do setor.
Os avanços, nos últimos anos, ocorrem na qualificação da produção e na organização dos viticultores que, em 2011, fundaram a Cooperativa Agropecuária de Sertão Santana, implementando a agroindústria de sucos integrais, que processa, anualmente, em torno de 80 toneladas de uva.
A agroindústria tem como objetivo agregar renda ao produto e proporcionar ampliação no acesso ao mercado consumidor, atendendo principalmente a demanda dos mercados institucionais da Região.
Assistência Técnica
A Emater se envolve em todas as etapas da cadeia produtiva. O sucesso na diversificação de atividades consiste em um bom planejamento das ações, acompanhamento e assistência técnica, que podem ser buscados de forma gratuita, junto aos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.
Foto: Emater/RS
Publicado em 11/3/22