Depois de décadas de abandono, com habitações insalubres, depósito de lixo e esgoto a céu aberto, a Orla da Praia da Alegria, na Zona Sul de Guaíba, foi revitalizada. Em 2021, o ambiente ganhou novo paisagismo, com área de convívio, ciclovia, iluminação, passeios, jardins, espaço pet e canchas de esportes. No entanto, nos últimos finais de semana, o vandalismo vem destruindo a paisagem.
Acampamentos irregulares, sem a menor infraestrutura; gato na rede de energia elétrica; fogo nas bases das árvores, transformadas em churrasqueiras; lixo por toda a parte; e carros sobre os passeios, que começam soltar as pedras, são reflexos da falta de fiscalização e de sinalização no local.
Ao ser alertado pela Gazeta Centro-Sul sobre os estragos à natureza e aos equipamentos públicos, o prefeito Marcelo Maranata acionou a Fiscalização da Prefeitura e pediu apoio da Brigada Militar. No domingo, 16 de janeiro, uma operação especial foi realizada na Praia da Alegria, impedindo a continuação da depredação da Orla.
Esta pauta foi passada por leitores da Gazeta, que esperam da Prefeitura vigilância permanente para a preservação ambiental da Praia da Alegria.
Publicado em 21/1/22