Em abril de 2016, um grupo com vontade de ajudar o próximo decidiu dar um pouco de dignidade aos moradores em situação de rua na cidade de Guaíba. Naquele primeiro jantar, há sete anos, nasceu a Associação Vagalumes da Esperança. Hoje, a entidade, sem fins lucrativos e sem vínculo partidário, realiza importante trabalho social, com ação de voluntários, acolhendo a todos que precisam de ajuda, independente de sexo, raça, crença religiosa ou opção política. O ser humano é o que importa.
Com o tempo, o número de pessoas atendidas cresceu. Então, os “Vagalumes” passaram a atuar em parceria com ONGs instaladas nas comunidades.
Atualmente, o grupo de voluntários leva marmitas com comida quentinha, todos os sábados, nas localidades do Logradouro, São Jorge, Vera Cruz, Nova Guaíba, IPE, Vila dos Brigadianos, Ermo, São Francisco, e para algumas pessoas em situação de rua. São cerca de 1600 marmitas por mês, distribuídas em sistema de rodízio nas comunidades citadas.
Os recursos financeiros são oriundos de doações de pessoas físicas, empresas e de eventos especiais, como jantar-baile e rifas.
Todas as semanas, são utilizadas dezenas de quilos de alimentos, como legumes, carnes, molhos e massas. Além disso, têm os gastos quinzenais com 800 unidades de marmitex.
Na última ação de cada ano, a Associação entrega para todas as famílias assistidas um almoço especial.
Nas metas dos Vagalumes da Esperança para 2023, está acessar pessoas carentes no Bairro Colina e na Vila Ronca Tripa, bem como promover oficinas para mulheres realizarem produtos, visando a geração de renda.
“Por vezes, sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”. Madre Teresa de Calcutá.
Interessados em colaborar com os Vagalumes da Esperança podem acessar as redes sociais (Facebook e Instagram). Telefone e WhatsApp: (51) 99923.1469.
Foto: Divulgação
Publicado em 29/9/23