Uma Guaíba Real, Outra de Ficção

0
COMPARTILHAMENTOS
44
VISUALIZAÇÕES

Quando observamos a relação dos anúncios de empreendimentos que seriam implantados em Guaíba, comparando com a realidade, percebemos que existe a Guaíba real e a da ficção. Vamos lá!

A Cidade real é esta que conhecemos no dia a dia, com seus aspectos positivos e negativos, como muitas outras Brasil afora.

Já a Guaíba da ficção é a dos anúncios de empreendimentos que se multiplicam na mídia e nos discursos palacianos, atiçando faceirice artificial no povo.

Nesta Guaíba das previsões sistemáticas, destaque para a mais moderna montadora da Ford; a fábrica de caminhões da Foton; a Aeromot, produzindo aviões, com aeroporto e tudo mais; a Terex Latin América Comércio de Equipamentos Pesados de Construção; a Fate Pneus do Brasil; a CGlobal Holding Brazil; a LG Tech Indústria e Comércio de Produtos Mecânicos, Elétricos e Eletrônicos; a Vonpar (Neugebauer); o Centro de Distribuição de Mercadorias da WalMart; a Renobráx Energias Renováveis; o Centro de Logística Industrial Gefco; o CT do Inter, com hotel de luxo e escolas; e um cinema bacana, com tecnologia avançada, entre outros projetos anunciados com destaque na mídia e em eventos com palanques lotados de autoridades e povo aplaudindo de pé.

Como morador e empreendedor no Município, é claro que torço para que os anúncios se tornem realidade. No entanto, a relação de anúncios citados acima requer ponderação antes da euforia.

 

O Sonho

Sonhar não custa nada além de um suspiro bizarro ao acordar. Fui ao cinema de Guaíba e assisti um filme de ficção bem bacana sobre a Aldeia.

Ao som de Somewhere Only We Know, da Banda Keane, a cena começa na Beira, um caminho gastronômico top, com restaurantes e mesas nas calçadas. A fiação no Centro é subterrânea; as ruas são iluminadas, com passeios públicos perfeitos, canteiros de flores e sinalizadas com os devidos nomes; dá gosto de caminhar nas ruas São José e Cônego Scherer à noite.

Os semáforos funcionam; as obras públicas são bem-acabadas; a arborização urbana é modelo, assim como o programa de Educação Ambiental. O Parque Ecológico no Morro José Luteznberger é referência nacional; o desenvolvimento da Cidade acontece de acordo com o Plano Diretor atualizado. O Arroio Passo Fundo é um ponto de pesca; na Florida, tem uma marina bem-estrutura e a orla é ajardinada.

A maternidade funciona a pleno e o atendimento hospitalar é exemplar. Não faltam vagas nas creches; a média do IDEB é alta; e o sentimento de pertencimento é absoluto na comunidade… Que filmaço!

 

Collares Presidente

De acordo com a Tia Alaíde, está tudo acertado para o vereador João Collares voltar à presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Guaíba em 2025.

O acordo firmado entre os partidos da base governista para comandar a Câmara de Vereadores é o seguinte: PDT em 2025; Podemos em 2026; PL em 2027; e MDB em 2028. Lembrando que estes acordos serão cumpridos desde que não aconteçam desentendimentos no percurso.

 

Prefeito João Caldas

Essa semana, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Guaíba, João Caldas, assumiu como prefeito interino. O Maranata está de férias e a vice-prefeita Cláudia Jardim foi a Brasília.

Por falar em Brasília, soube que o vereador não reeleito Rosalvo Duarte tem viagem marcada para a Capital Federal, faltando cerca de um mês para encerrar seu mandato. Certamente, ele irá enviar um relatório prestando contas da sua “importantíssima” agenda em Brasília.

 

Manifestação Sem Bloqueio

Na segunda-feira, 25 de novembro, moradores da Região das Ilhas voltaram a se manifestar contra a demora do Governo Federal em liberar as prometidas casas para as famílias afetadas pela grande cheia de maio. Só que, desta vez, não trancaram o trânsito na BR-290. Finalmente, prevaleceu o respeito e a autoridade.

 

A Verdade da COP

Neste novembro, foi realizada a Conferência Climática da United Nations (COP29 Azerbaijan), realizada em Baku, no Azerbaijão. Mais uma reunião com abordagens e decisões em busca de soluções para enfrentar o aquecimento e os impactos de eventos climáticos extremos.

Sabe qual a contribuição efetiva desses encontros? Nenhuma. Na verdade, só aumenta a poluição com o intenso trânsito de aviões e jatinhos.

 

Leandro André

Publicado em 29/11/24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o jornal digital da Gazeta Centro-Sul e leia de qualquer lugar! Acessar X