A movimentação de estudantes passará a fazer parte da rotina das cidades gaúchas na próxima semana. Escolas da Rede Estadual de Ensino e da Rede Municipal de Guaíba voltam às aulas no dia 23. Algumas instituições privadas iniciam no dia 22 e outras no dia 27 de fevereiro.
Em Guaíba, o Município atende 10.515 alunos; já o Estado, 3.125, totalizando 13.640. Na Rede Municipal, os estudantes estão distribuídos em 29 escolas, sendo 19 de Educação Infantil e Ensino Fundamental, que atendem 9.290 alunos e 10 EMEIs (Creche e Educação Infantil), que atendem 1.225 alunos.
A maior instituição de Ensino Fundamental de Guaíba é a EMEF Santa Rita de Cássia (localizada no Bairro de mesmo nome), que atende 1.081 alunos e possui o anexo com 538 estudantes atendidos no CIEP, localizado no Núcleo Cohab, totalizando 1.619 alunos.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), as menores escolas são a São Paulo e a Santa Catarina, que atendem 95 alunos cada, localizadas respectivamente no Morro Santana e no Logradouro. Entre as de Educação Infantil, a maior é a Escola Professora Amélia Consuelo Laviaguerre, com 184 alunos, localizada no Bairro Parque 35; e entre as menores está a Escola Maria Dinorah, que atende 51 alunos na Cohab.
Professores e Funcionários
De acordo com a SME, Guaíba possui um efetivo de 783 matrículas de professores concursados; 28 orientadores; 46 serventes de escola; 72 merendeiras(os); 167 monitores de Educação Infantil; e 96 agentes educadores.
Entre os contratados até 13 de fevereiro: 246 professores; 32 orientadores; e 20 merendeiras(os).
Uniforme Escolar
Segundo a SME, todos os alunos da Rede Municipal de Ensino de Guaíba receberão uniforme escolar. A entrega deve acontecer nos dias 23 e 24 de fevereiro, diretamente na escola onde o aluno está matriculado. O uso diário do uniforme é obrigatório para todos os estudantes, no entanto, fica estabelecido que cada escola poderá isentar o uso em apenas um dia na semana (quarta-feira), para que possa passar por processo de higienização.
Palavra da Secretária Magda Ramos
“Como secretária de Educação, afirmo que iniciamos o ano letivo de 2023 com muitas expectativas positivas. Em relação ao uniforme e material escolar, é um ganho enorme para os nossos alunos. Algo que veio para acrescentar, porque aprendizagem não é apenas conteúdo, é o bem-estar social; é o aluno estar se sentindo parte de tudo.
O uniforme também veio para contribuir com as famílias, pois muitas ainda se recuperam do pós-covid. Tudo isso chegou para auxiliar a todos de forma igualitária. Serão aproximadamente 65 mil peças de uniformes distribuídas, beneficiando todos os alunos das escolas municipais de Guaíba.
Além dos uniformes, todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, do 1° ao 5º ano, receberão materiais escolares para o ano letivo de 2023.”
Rede Estadual de Ensino
As escolas estaduais atendem, principalmente, alunos do Ensino Médio. Na Região de abrangência da 12ª CRE, são 14.627 estudantes; em Guaíba, 3.125. Professores da Rede estadual são 1.929 (Região) e 463 em Guaíba. Funcionários, 544 na Região e 129 em Guaíba.
A maior escola estadual da Região da 12ª CRE é o Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim (Guaíba), com 1.024 alunos. A menor é a E.E.E.F Padre Josimo, de Eldorado do Sul, com 11 alunos.
A Escola Estadual Carmen Alice Laviaguerre (CIEP da Cohab), em Guaíba, foi desativada. Os cerca de 150 alunos foram transferidos para a Escola Aglae Kehl, localizada no mesmo Bairro.
A Escola Estadual de Educação Profissional Dr. Solon Tavares passou a ocupar as dependências do CIEP (Cohab).
Turno Integral
Neste ano, inicia o turno integral em quatro escolas da Rede Estadual de Ensino na Região da 12ª CRE. São elas: E.E.E.M. Ruy Coelho Gonçalves (Guaíba); E.E.E.M Francisco Rosales Neumann (Barra do Ribeiro); CIEP Ver. José Adão de Assis Barbosa (Camaquã); e I.E.E. Assis Chateaubriand (Charqueadas).
Palavra da Coordenadora da 12ª CRE, Claudete Oliveira
“Estamos muito felizes por estarmos oportunizando os estudos de recuperação, ação que está resgatando muitos jovens, isso é de fato reinserção social.
Agora, dia 23, inicia o ano letivo. Estamos implantando o Ensino Médio de turno integral na Escola Ruy Coelho Gonçalves (Guaíba – além de outras três na Região) e com o projeto de expansão do Ensino Médio em todos os municípios. Assim como vamos expandir os cursos de educação profissional.
Temos uma missão de elevar os índices de Educação no ranking nacional e, para isso, trabalharemos para entregar um serviço público de qualidade.”
Fontes: SME Guaíba e 12ª CRE
Publicado em 17/2/23