Triste, mas não derrotado

0
COMPARTILHAMENTOS
88
VISUALIZAÇÕES

Estou triste, porque há dois anos estamos tentando sair de uma pandemia com muitas perdas. Muitas. Milhares de pessoas morreram, outras tantas ficaram com sequelas por causa da Covid-19. Milhões perderam seus empregos e seus negócios, o que criou uma carga pesada de sofrimento. Então, mesmo que eu tenha sobrevivido, que nada falte pra mim e para minha família, que eu não tenha perdido pessoas próximas, sinto a energia negativa e sufocante dos que tiveram perdas. Isso me entristece, porque não consigo ser feliz com tanta tristeza na volta.

Depois de dois anos nessa luta para escapar de uma doença nova e mortal, começa uma guerra. A destruição acontece na Ucrânia, um país distante geograficamente, mas que está tão próximo em sentimento, com imagens de destruição e mortes chegando com frequência e insistência. Pessoas morrendo, fugindo, abandonando suas casas desesperadas, crianças assustadas, prédios virados em escombros, imagens cinzas e enfumaçadas; cenas tóxicas.

Além do sofrimento humano, as consequências da guerra já chegaram no nosso País, nos postos de combustíveis e nas padarias da nossa Aldeia. Isso tudo após dois anos de pandemia é sufocante demais.

Sigo triste e me agarrando em qualquer coisa para não afundar no rio de lágrimas e lama que avança e avança. E nesta condição difícil de sobreviver em um mundo cinza e cheio de escombros, de interesses doentios pelo poder a qualquer custo, de batalhas perdidas, eu encontro uma janela em meio a escuridão e através dela percebo que estou triste e cansado, mas não estou derrotado e isso faz toda a diferença.

 

Candidatos(as) da Aldeia

O grupo de candidatos(as) a deputado(a) estadual e federal por Guaíba é grande. Até o momento são nove. De acordo com a Tia Alaíde, os pré-candidatos da Aldeia a deputado(a) estadual são os seguintes: José Sperotto (PSDB); Deisi Maranata (PDT); Miguel Crizel (União Brasil); Alex Medeiros (PP); Lidomar Stropper (Patriota); e Tiago Pedroso (PSB). São três pré-candidatas à deputada federal: Cláudia Jardim (PL); Barbara Susan (SDD); Rosi Gomes (partido indefinido).

Quando muitos dividem o mesmo eleitorado, se torna mais difícil eleger alguém. No caso, o que conta é a vitrina. Além disso, as candidaturas vão funcionar como termômetros para ver como está a aceitação dos políticos da Aldeia. Vamos acompanhar tudo por aqui.

 

Mudança na Assistência Social

Norberto Jacques Guimarães é o novo secretário de Assistência Social de Guaíba. O contador e empresário atuava como assessor da Secretaria. Norberto tem trabalhos realizados como voluntário no Lions Club; no Banco de Alimentos de Guaíba; e na APAE (ex-presidente).

Bacharel em Ciências Contábeis, Norberto também possui pós-graduação em Gestão Empresarial.

O ex-secretário Douglas Martello deixa o cargo para assumir novos desafios, segundo nota da Prefeitura.

 

Florestas Plantadas

A Organização das Nações Unidas (ONU) celebra, em 21 de março, o Dia Internacional das Florestas. Com o tema deste ano “Florestas, Produção e Consumo Sustentáveis”, a Organização ressaltou que o manejo sustentável das florestas e o uso de seus recursos são essenciais para combater as mudanças climáticas e contribuir para o bem-estar dos povos.

No Rio Grande do Sul, em especial na Região Centro-Sul, aqui na nossa volta, são muitas as florestas plantadas. Detalhe importante: elas ajudam a preservar as florestas nativas.

 

Rede Estadual de Ensino

Na solenidade de posse dos diretores(as) das escolas da Rede Estadual de Ensino, eu entrevistei o diretor-geral da Seduc, Guilherme Corte. Questionei a ele sobre a continuidade do Curso Técnico de Celulose e Papel; sobre as obras nas escolas CIEP (Cohab) e N.Sra. do Livramento (Vila Primavera). Ver matéria nesta edição.

Questionei, também, a respeito da continuidade dos  anos iniciais (Ensino Fundamental) na Escola Frederico Linck e no IEE Gomes Jardim. O diretor da Seduc me disse que não será possível manter os anos iniciais na Escola Linck porque o Estado tem a responsabilidade do Ensino Médio, de acordo com a legislação. No Rio Grande do Sul, ainda seguem algumas escolas com os anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º).

Em relação ao Gomes Jardim, Guilherme Corte disse que irá continuar com os anos iniciais por ser um caso especial, considerando que existe o Curso de Magistério no Instituto. Outra escola que vai seguir com os primeiros anos do Ensino Fundamental é a Aglae Kehl, tendo em vista que o Município não consegue atender a demanda no Bairro Santa Rita (Cohab). Portanto, Ensino Fundamental é competência dos municípios e Ensino Médio do Estado, com raras exceções, conforme citei.

 

Curso Técnico de Celulose

O Curso Técnico de Celulose e Papel está completando 40 anos em Guaíba. A empresa precisa desta mão de obra qualificada e a população local quer trabalhar na CMPC. Então, uma solução precisa ser encontrada para viabilizar a continuidade deste Curso.

Conforme destacou o diretor da Seduc à Gazeta (texto na contracapa), o problema está na maneira de contratar os professores, um caso atípico.

O Sindicato do Papel e Papelão (Sinpacel) pode ser uma solução, intermediando as contratações. O vereador João Caldas, liderança do Sindicato, me disse que a entidade pode e quer ajudar.

 

Leandro André

leandro.andre.gazeta@gmail.com

Publicado em 25/3/22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *