Os médicos veterinários são aliados essenciais para a saúde e qualidade de vida dos pets. Manter visitas regulares auxilia no diagnóstico precoce de possíveis doenças e, com isso, dá mais tranquilidade aos tutores.
De acordo com Letícia Tortola, médica veterinária da Royal Canin Brasil, “o profissional é quem deve avaliar o estado de saúde do pet e pode solicitar exames de rotina para fazer o devido acompanhamento.
Confira três pontos importantes relacionados aos cuidados com o bem-estar dos pets.
1. Alimentação de Qualidade e Balanceada
A nutrição sob medida é formulada para fornecer o nível adequado dos nutrientes essenciais como aminoácidos (blocos de construção das proteínas), ácidos graxos, fibras, vitaminas e minerais conforme as necessidades específicas de cada animal. Ingredientes de qualidade e com alta digestibilidade promovem maior absorção dos nutrientes pelo organismo e ajudam a prevenir possíveis problemas de saúde.
2. Parasitas e Vermes sob Controle
Alguns parasitas podem trazer problemas para a pele, intestino e, até mesmo, para o coração. Dessa maneira, o(a) veterinário(a) poderá prescrever uma medicação específica para cada problema diagnosticado ou antiparasitários para a prevenção, dependendo da exposição do pet a esses parasitas.
3. Vacinas em Dia
Por meio das vacinas pode-se reduzir as chances de o pet adquirir certas doenças que são protegidas através da imunização. Iniciar o protocolo vacinal de gatos e cães ainda na fase filhotes é fundamental. O protocolo vacinal deve também ser elaborado e aplicado pelo(a) veterinário(a) que acompanha o animal de estimação.
Publicado em 10/2/23