Estamos celebrando três décadas de circulação ininterrupta da Gazeta Centro-Sul, um feito relevante que precisa ser destacado e comemorado.
A imprensa local é um elo forte que une a cidade aos cidadãos.
Nestes trinta anos, completados no dia 1º de outubro, registramos os fatos importantes em Guaíba e Região, mantendo a linha editorial imparcial e ética.
Realizamos a cobertura das eleições e dos atos políticos. Estivemos junto com a população nas principais reivindicações, como a das elevadas nos acessos a Guaíba e Eldorado do Sul, até as suas respectivas inaugurações. Consignamos a chegada da Toyota, da Uergs e de tantas outras empresas e instituições. Destacamos os pequenos e os grandes eventos sociais e culturais. Acompanhamos as mudanças de acionistas da grande fábrica de celulose, hoje, CMPC.
Repercutimos o processo de implantação do transporte hidroviário com os catamarãs. Mostramos os dramas e os avanços da Segurança Pública, assim como as consequências dos eventos climáticos de grande impacto social e econômico.
Registramos todos os atos que fizeram a diferença na vida das comunidades de nossa abrangência; nada escapou.
Buscamos sempre levar aos leitores a informação completa, com reportagens especiais, tratando de questões regionais em segmentos diversos.
Acompanhamos toda a revolução tecnológica e seu impressionante avanço digital; transcendemos dificuldades, enfrentamos crises econômicas e sanitárias, como a recente pandemia de Covid 19. Sobrevivemos e nos fortalecemos.
Agradecimentos
Chegamos até aqui com o apoio de muita gente. Então, quero agradecer aos assinantes, leitores, colaboradores e anunciantes que, juntos, mantêm a Gazeta Centro-Sul atuante, cumprindo seu papel jornalístico e de registro histórico.
É complicado citar nomes, pois existe a chance de esquecer alguém, mas vou arriscar e destacar nomes que fizeram e fazem parte desta jornada.
Gratidão aos que seguem colaborando: Cristina André, Luana André, Daniel Andriotti, Cristine Saboia Ruschel, Fabíola Ott Saboia, Joaquim Mello e Karla Yussi. Vinícius Kraskin na diagramação.
Aos que estiveram conosco em algum momento nestes 30 anos: Régis Calegari (fundador da Gazeta junto comigo), Fabio Araujo, Bete Neves, Carlos Afonso Maciel, Sandro Garcia (diagramação), Rafael Spuldar Pinto, Alexandre Prass, Joana Deicke, Maria Manoela Bento Pereira, David Pokorski, Catullo Fernandes, Alexandre Fornari, Márcio Silveira, João Antônio de Miranda e Rodrigo Soares (diagramação).
Em memória: Susana André Motta, Túlio Carvalho, Valdir Soares, João Carlos Andriotti, Valdir do Carmo, Décio Andriotti e Fernando Worm.
Na área jurídica: os advogados Henrique Ott (em memória), Orley Taege, Rosaura Ott, Cristine Ruschel e Fabíola Saboia.
Fotógrafos freelancers parceiros da imprensa local, e, consequentemente, da Gazeta: Luiz De Gerone, Antônia Teixeira, Rosi Teixeira; e Clay Teixeira (em memória).
Na área gráfica, destaco Luciano André Wagner, Vilmar Pereira Fonseca, Miguel Luz (em memória) e Astor Reckziegel.
Na área de TI, Maurício Mancia, Marcos Stiborski e Maurício Fragoso. Atualmente, contamos com o serviço da Haniger. Destaque ao Darcy Andretto, apoiador especial que contribuiu para introduzir cores nas edições impressas.
No Setor Comercial (em memória): Sady André e Mário Zelomar. Na distribuição (empresas terceirizadas): Marcos Valério Quadros e Jousino Nunes.
Um muito obrigado retumbante a todos os que mencionei e aos leitores, em especial aos que não abrem mão do impresso, que seguem valorizando a boa imprensa profissional e imparcial, que buscam a informação com fonte checada, que valorizam a credibilidade e a qualidade.
Quantas histórias temos de bastidores, quantas histórias publicadas, quantas reivindicações e conquistas, quantas reflexões coletivas, quantos trabalhos registrados; quantas vidas retratadas nas páginas da memória neste trabalho de comunicação social.
Me sinto muito feliz por fazer parte desta história de 30 anos dedicados ao jornalismo, contribuindo com o desenvolvimento do município de Guaíba e Região.
Por mais que o tempo passe e a tecnologia avance, nós sempre estaremos presentes nas páginas da Gazeta Centro-Sul.
Imparcialidade e Respeito
Nunca pedimos ou recebemos favores políticos. Todos os serviços públicos que prestamos são por meio de licitação e contratação legal. Isso é obrigação, mas cito para ratificar o que garante nossa total imparcialidade para a execução do serviço prestado.
Neste contexto, considerando a nossa linha crítica, importante ressaltar, também, que desde a fundação da Gazeta Centro-Sul, em 1993, passamos pelas gestões dos prefeitos João Collares, Nelson Cornetet, Maneca Stringhini, Henrique Tavares, José Sperotto e, atualmente, Marcelo Maranata. Em nenhum momento, os chefes do Executivo Municipal tiveram interferência no trabalho da Gazeta; nunca fizeram qualquer solicitação de privilégios ou pressão, demonstrando total respeito à Gazeta e ao cargo.
Vida Longa à Gazeta Centro-Sul!
Leandro André
leandro.andre.gazeta@gmail.com
Publicado em 06/10/23