Para realizar treinamento em segurança do trabalho, a CMPC investiu no desenvolvimento de uma ferramenta altamente tecnológica, baseada em realidade virtual.
O sistema começou a ser implementado em outubro do ano passado na fábrica de Guaíba, em concordância com o que consta na legislação brasileira. Segundo a empresa, estão participando dos treinamentos os profissionais da área industrial. Até o momento, cerca de 80 colaboradores já receberam treinamento com a nova tecnologia.
As capacitações ocorrem individualmente, em sessões de uma hora, com supervisão de dois instrutores. Entre as principais vantagens do uso da tecnologia estão fatores como, por exemplo, a segurança ao criar cenários em que os alunos não corram riscos reais de acidentes e maior eficiência em termos de assimilação. A estimativa de aprendizagem é de que uma hora de treinamento virtual seja equivalente a oito horas teóricas.
“Nossa expectativa é de que, por meio das simulações de realidade virtual, tenhamos profissionais cada vez mais preparados para lidar com as mais diversas situações de forma segura e dentro dos mais rígidos protocolos”, observou Mauricio Harger, diretor-geral da CMPC no Brasil.
Foto: DIVULGAÇÃO/CMPC