O azeite de oliva produzido no Rio Grande do Sul vem ganhando destaque nos mercados brasileiro e internacional por sua qualidade. O município de Guaíba, que está localizado na porta de entrada da Região produtora de oliveiras e de azeites no Estado, celebra com festa a produção do setor.
De 17 a 20 de outubro, ocorrerá a 3ª Olifeira, no Largo José Cláudio Machado, Praça Gastão Leão, parte da Rua São José e Avenida João Pessoa, na Orla Central da Cidade.
O evento conta com mais de 40 expositores de azeite de oliva e busca incentivar plantio, cultivo e consumo do produto. A Feira é realizada pela Associação Brasileira de Consumidores de Azeites de Oliva e Derivados (Abrazeite) em parceria com a Prefeitura de Guaíba. Conforme a Abrazeite, em 2023, foram mais de 70 mil visitantes nos quatro dias de evento, movimentando cerca de R$ 3,62 milhões e gerando mais de duzentos postos de trabalho. Para este ano, a expectativa é de superar esses números.
Degustação às Cegas
A Olifeira apresentará painéis e palestras com integrantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), produtores, sommeliers, médicos e nutricionistas que abordarão os tipos de azeite e seus benefícios ao organismo.
A presidente da Abrazeite, Lauren Azevedo, conta que será possível ao visitante conhecer um pouco mais do universo do azeite e participar de degustações, inclusive às cegas.
A cozinha contará com chefs renomados desmistificando a gastronomia com receitas práticas e saudáveis com azeite.
“Estamos criando todo um mundo em torno do produto para que as pessoas consigam aprender um pouco mais sobre o azeite e também conhecer tudo que deriva dele, como cosméticos, velas, e uma infinidade de itens que estarão à venda. O evento se mostra forte para a cadeia produtiva tão atingida pelas cheias de maio deste ano”, enfatizou Lauren.
Concurso Gastronômico
O concurso gastronômico Big Chef vai envolver entusiastas amadores da culinária, divididos nas categorias Estudantil, Merendeiras e Livre. A proposta é estimular a criatividade, com a inclusão do azeite de oliva extravirgem na cozinha de todas as pessoas, aproveitando ao máximo seu valor nutricional.
Safra Gaúcha
Com a produção recorde de mais de 580 mil litros de azeite de oliva na safra de 2022/2023, o Rio Grande do Sul teve um aumento de 29% em relação ao período anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi); um mercado em crescente expansão.
Com a enchente deste ano, o setor foi atingido por grandes perdas, o que os organizadores consideram mais um motivo para marcar presença na Olifeira e participar da reconstrução do Estado.
Publicado em 11/10/24