Desde segunda-feira, 23 de setembro, ventania e chuvas intensas atingem o Rio Grande do Sul, gerando transtornos à população. Casas e prédios destelhados, árvores caídas, ruas alagadas, acessos interditados e falta de energia elétrica prolongada votaram a fazer parte da realidade em diversas regiões do Estado essa semana.
Camaquã está entre os municípios mais atingidos, com falta de luz por mais de 48 horas. Na quarta-feira, 25, a Cidade amanheceu um caos. A Barragem do Arroio Duro atingiu seu nível máximo e as comportas tiveram de ser abertas. O prefeito Ivo Ferreira decretou estado de emergência. No encerramento desta edição, na tarde de quinta-feira, 26, a situação era crítica em Camaquã.
Em Guaíba, diversas ruas no Loteamento do IPE e no Bairro Pedras Brancas alagaram devido a obstrução da rede pluvial. O Governo Municipal informou à Gazeta Centro-Sul que está monitorando os pontos de risco da Cidade, mas afirmou que a situação estava sob controle na tarde de quinta-feira. A Defesa Civil atende pelo número 199 em casos de emergência.
Em Eldorado do Sul, a Polícia Rodoviária Federal informou que, no final da manhã de quinta-feira, o acesso a Cidade sob o viaduto no km 107 da BR-290 foi bloqueado, em ambos os sentidos, devido ao alagamento e irregularidade do solo (foto).
A situação é tensa no Município, considerando a catástrofe climática que afetou praticamente toda a comunidade de Eldorado do Sul em maio deste ano.
Boletins do
Governo do Estado
Desde quinta-feira, 26, o Governo do RS retomou a divulgação dos boletins sobre as chuvas que atingem o Estado. A publicação começou a ser feita diariamente, às 9h, no portal oficial do Governo Estadual.
Os boletins trazem informações da Defesa Civil, com número de pessoas atingidas nas cidades afetadas. O Órgão tem atuado para atender a população e garantir a segurança das pessoas. Os dados são reunidos pela Secretaria de Comunicação (Secom), a partir de informações enviadas pela Defesa Civil do Estado, e estão disponíveis também no site do SOS Rio Grande do Sul.
Situação nos Municípios
(26/9 – 11h)
Municípios afetados: 41; pessoas afetadas: 29.542; pessoas em abrigos: 305; pessoas desalojadas: 560. Feridos: zero; óbitos: zero; e desaparecidos: zero.
Como Acionar a CEEE Equatorial
Os canais de atendimento à disposição da população para registro de ocorrências são:
WhatsApp Clara (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos).
Site:
ceee.equatorialenergia.com.br
Teleatendimento:
0800 721.2333.
Publicado em 27/9/24