Motoristas estão isentos do pagamento para estacionar na Área Azul desde o dia 6 de junho. A empresa responsável pela prestação desse serviço, no Centro de Guaíba, não aceitou renovar o contrato. Com isso, a cobrança do Estacionamento Rotativo está suspensa.
De acordo com a Prefeitura, a REK Parking, que desde 2009 tinha a concessão do serviço, comunicou oficialmente o Governo Municipal, no dia 6 de junho, que não havia interesse na renovação do contrato, alegando defasagem nos valores. A Prefeitura salientou que propôs um reajuste dentro do que a legislação permite, mas a empresa recusou. As negociações foram encerradas na quarta-feira, 11 de junho.
Alternativa
Diante do impasse que levou à suspensão da cobrança do Estacionamento Rotativo, a Administração Municipal trabalha com a possibilidade de implementar nova modelagem, entregando a gestão para uma entidade sem fins lucrativos do Município via Termo de Colaboração. O nome da entidade não foi divulgado.
De acordo com Marcelo Verlindo, diretor Municipal de Projetos Especiais, uma reunião com a direção da entidade está marcada para o dia 18 de junho, quando deverá ser dado início às tratativas.
“A questão da contratação de funcionários ficará ao encargo da entidade, porém, os mecanismos dos termos de cooperação previstos na Lei 13.019/14, que regerá o acordo, traz segurança no repasse do Município à entidade para fazer frente às despesas”, destacou Verlindo.
Em relação à necessidade da realização de nova licitação de concessão da Área Azul em 2026, o diretor disse que, se a parceria via entidade der certo, a ideia é dar continuidade para que esses recursos ganhem uma finalidade social e não empresarial.
Foto: LA/Gazeta