Como coordeno pesquisas eleitorais há mais de trinta anos, com acertos expressivos, tenho sido bastante abordado por leitores para me manifestar a respeito das pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República. O questionamento se deve às diferenças importantes entre os resultados divulgados.
Eu não tenho conhecimento profundo de como estão sendo feitas estas pesquisas eleitorais que são publicadas todos os dias. No entanto, as grandes diferenças entre os resultados chamam a atenção e indicam que há falhas importantes acontecendo.
Estamos em período eleitoral, o que me impede de fazer comentários como estou acostumado, colocando os pingos em cima dos “is”, pois corro o risco de ser punido, considerando a legislação eleitoral. No entanto, acredito que os eleitores brasileiros já perceberam o que está acontecendo. Há uma guerra agressiva de narrativas e uma carga pesada de acusações levianas que impressionam.
Parte significativa da imprensa nacional se tornou militante política, assim como grande parcela da classe artística. Há acusações diárias graves, induzindo a população a acreditar que não estamos vivendo numa democracia. Acontece que, se estivéssemos numa ditadura, muitos dos que difamam já teriam sido fuzilados no paredão ou estariam presos isolados em masmorras.
Cada um defende a sua ideologia, seus líderes, e vota em quem quiser, mas o que causa indignação é o menosprezo à inteligência das pessoas por parte de quem deveria contribuir com a informação correta e, consequentemente, com a democracia.
O Povo Brasileiro
Percebo que no contexto político brasileiro há um entendimento das elites de que o povo humilde é idiota. Basta ver as narrativas eleitoreiras. O povo não é idiota, todos sabem quem é quem e o que fizeram.
Entendo que nestas eleições vamos conhecer os valores da maioria dos eleitores brasileiros, considerando que todos estão bem-informados. Não tem ingênuo nesta história. Cabe ressaltar que, na democracia, cada povo tem o governo que merece. E ponto.
Força Política na Aldeia
As eleições deste ano não têm a pressão local das municipais. São mais distantes por tratar-se de cargos ao Legislativo Estadual e Federal, além do Governo do Estado e da Presidência da República, em que pese o fanatismo explícito e a polarização severa em pauta.
Mas há um ingrediente que se destaca no contexto eleitoral deste ano nas cidades: a força dos quadros regionais. Em Guaíba, por exemplo, existe uma disputa tensa entre o ex-prefeito José Sperotto e a primeira-dama Deisi Maranata por uma cadeira na Assembleia Legislativa. Mesmo que os candidatos e seus apoiadores não admitam abertamente, trata-se de uma comparação de força polícia entre o ex-prefeito e o atual.
A Explicação do Alckmin
A campanha do Bolsonaro, como já era esperado, destaca uma fala pública recente de Geraldo Alckmin sobre Lula, ressaltando que o ex-presidente “quer voltar à cena do crime”, referindo-se a sua tentativa de voltar à Presidência. Acontece que o Alckmin é o vice na chapa de Lula. O ex-tucano até tenta explicar a conjuntura e tal, mas que ficou esquisito, ficou.
Na verdade, este caso é um exemplo claro do que sempre digo: brigar por político é a maior burrice que existe. Em uma eleição são inimigos, e na outra estão juntos, sempre se encontrando em banquetes, enquanto o povo iludido come ovo cozido em botecos, brigando por seus políticos de estimação.
Feira do Livro de Guaíba
Este é o terceiro ano em que não teremos a Feira do Livro de Guaíba. De acordo com a Prefeitura, a Setudec decidiu manter o calendário da Feira no mês de maio.
Eventos na Lembrança
Espero que não terminem com a Feira do Livro. Digo isso com base nos eventos que foram suspensos e/ou terminaram em Guaíba. Vamos lá. Desfiles cívicos, Feira do Livro, Mostra de Bandas, Festival de Música Estudantil, o Brique da Beira, Festa à Fantasia, Expofeira Centro-Sul e Reculuta, entre outros.
Eventos terminam e espaços públicos mudam de nome com muita facilidade na Aldeia. Triste, isso.
Montadora de Aviões em Guaíba
Essa semana, a notícia de instalação de uma montadora de aviões em Guaíba foi requentada. A informação da assinatura do protocolo de intenções da Aeromot com o Estado do RS, para instalar uma montadora no terrenão da Ford, foi divulgada na edição do dia 1º de junho na Gazeta. Seguimos aguardando a execução deste importante projeto.
Contas Aprovadas
Dinheiro público é coisa séria, trata-se do nosso dinheiro suado que deve ser usado em prol da sociedade. Isso significa que devemos ficar vigilantes sobre a sua aplicação.
Nos últimos dias, foram divulgadas informações importantes: o TCE/RS aprovou sem ressalvas as contas da gestão de João Collares na Câmara Municipal de Guaíba em 2021. Nesta mesma onda, observo que o TCE emitiu parecer favorável às contas de 2017 e 2018 da gestão de José Sperotto na Prefeitura de Guaíba; a Câmara de Vereadores acompanhou, aprovando por unanimidade.
Resumo da bufa: ambos os gestores mencionados cumpriram com a sua obrigação.
Leandro André
leandro.andre.gazeta@gmail.com
Publicado em 16/9/22