Os cães podem não demonstrar sentimentos da mesma maneira que os humanos, mas é possível saber se eles estão felizes ou estressados.
A verdade é que a presença constante de um cachorro feliz traz muitas alegrias à vida dos cuidadores. É por isso que vale a pena passar um tempo com eles e dar-lhes o amor e atenção que necessitam para crescerem como seres equilibrados.
Os animais alegram a vida das pessoas
Os cães são mestres na arte de aproveitar ao máximo cada segundo, e seu potencial para alegrar a vida é ilimitado. Espera-se que os tutores coloquem sua melhor intenção nos cuidados de seus animais de estimação e lhes ofereçam o que há de melhor em termos de alimentação, exercício e atenção. Ser feliz nunca envelhece, então aproveite o quanto puder ao lado do seu pet.
Sinais de que o seu cachorro está estressado
Reação exagerada a ruídos altos.
Mudança de humor repentina.
Recusa de se alimentar.
Agressividade com outros cães.
Latidos em excesso.
Lambeduras excessivas.
Diarreia ou vômito.
Descuidar da sua higiene.
Esconder-se ou arredar-se.
Movimentos nervosos.
Coçar e arranhar de maneira exagerada.
Demonstração de medo.
Comportamentos que representam felicidade
Olhar radiante.
Latindo ligeiramente.
Olhares vinculantes.
Fazer traquinagens.
Balançar a cauda.
Aproximar-se de você.
Robalos de felicidade.
Uivar de alegria.
Sentar-se ou permanecer em um lugar alto.
Morder coisas sem prejudicar nada.
Cachorros felizes vivem mais
Um cachorro pode, em média, viver de 10 a 15 anos, alguns até 20 anos com cuidados adequados. Isso significa muitos anos preciosos para compartilhar com seu amigo peludo. Um cachorro que não passa por estresse apresenta um metabolismo equilibrado com certeza vive mais, considerando a qualidade de vida e o tempo discorrido.