Essa semana, o vice-governador e secretário de Estado da Segurança Pública do RS, Ranolfo Vieira Júnior, esteve em Guaíba para falar sobre as ações de sua Secretaria. Na ocasião, recebeu uma moção dos vereadores, com pedido de apoio para melhorar a estrutura de atendimento a crianças e adolescentes, considerando os elevados índices de abuso de menores no Município. Ver matéria nesta edição.
A solicitação para a instalação de um Centro de Referência de Atendimento Infanto-Juvenil (CRAI) se justifica, considerando que, entre os 497 municípios do Rio Grande do Sul, Guaíba ocupa o 15º lugar em casos de estupro de vulneráveis. Uma colocação preocupante, que exige ações efetivas de combate e de acolhimento das vítimas por parte do Estado.
O vice-governador fez uma apresentação do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública, destacando o Programa RS Seguro. As ações estão divididas no combate ao crime; na prevenção; no bom atendimento à população; e em melhorias no sistema prisional. Ranolfo Vieira Júnior ressaltou, ainda, o trabalho de inteligência, com mapeamento das regiões com elevados índices de violência e a construção de estratégias a partir dos dados colhidos. Somado a isso, um trabalho integrado entre as forças policiais tem trazido resultados positivos, com a queda dos índices de criminalidade nos 23 municípios mais violentos do RS, que estão contemplados com o Programa RS Seguro.
Em relação ao CRAI, o secretário observou que é preciso seguir os trâmites burocráticos, definidos por lei, começando pela Saúde, e prometeu ajudar.
A apresentação do vice-governador ratificou a importância da integração das forças de segurança e do serviço de inteligência para avançar, com eficácia, no combate à criminalidade. Além disso, a participação efetiva da sociedade contribui de forma significativa para o sucesso dos resultados.
Se existem facções criminosas agindo de forma organizada, o enfrentamento pelas forças do bem precisa ser organizado e integrado, conforme vem acontecendo. Neste momento, Guaíba precisa de apoio e esforço concentrado a fim de terminar com os casos de abuso de crianças e adolescentes.
Publicado em 16/7/21.