Essa semana, a Brigada Militar iniciou um plano tático-operacional de combate à criminalidade. No contexto, está a ampliação da integração com a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgãos de segurança pública, e com as comunidades onde as operações acontecerão até o final do ano.
Na terça-feira, 5 de outubro, a Brigada Militar fez o lançamento do Plano no Centro de Guaíba, conforme reportagem nesta edição da Gazeta Centro-Sul. Foi uma demonstração de força, marcando presença junto à comunidade, que parou para assistir o ato de início das ações, abrangendo todos os bairros. Os policiais militares foram aplaudidos pela população, num gesto de confiança e reconhecimento do trabalho realizado pela Brigada Militar.
As ações na área de Segurança Pública no Rio Grande do Sul estão embasadas nas diretrizes do programa RS Seguro (Integração, Inteligência e Investimento Qualificado). Um conjunto de atividades voltadas à prevenção da violência, buscando contínua redução dos indicadores de criminalidade, contando com dados estatísticos.
A integração entre as forças de segurança pública tem gerado resultados positivos significativos no combate ao crime. São cada vez mais comuns operações envolvendo a BM, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal.
Há muitos anos, a Gazeta Centro-Sul defende a união entre as forças policiais, considerando que o crime organizado não tem chances de prosperar se o combate for organizado, conforme vem acontecendo.
O próximo passo a ser aprofundado deveria ser uma aproximação cada vez maior com a sociedade, utilizando a tecnologia disponível como ferramenta de combate ao crime. Não é viável manter um policial em cada esquina, mas é praticável informar a Polícia, de forma anônima e protegida, sobre ilegalidades e crimes que acontecem em cada rua.
A ação individual de combate à criminalidade é frustrante como uma tentativa de se enxugar gelo, mas ações coletivas, integradas e organizadas, formam uma força insuperável.
Publicado em 8/10/21