Segurança Pública em Guaíba

0
COMPARTILHAMENTOS
30
VISUALIZAÇÕES

Na semana passada, a Gazeta Centro-Sul publicou matéria sobre a classificação de Guaíba entre as 10 cidades mais seguras do Brasil, com população superior a 80 mil habitantes. O ranking do Centro de Liderança Pública leva em consideração índices de homicídios, entre outros.

O resultado positivo de Guaíba se deve muito às ações integradas entre a Brigada Militar e Polícia Civil, contando com serviço de inteligência eficaz.

Não se pode afirmar que Guaíba é uma cidade tranquila, sem crimes, pois a violência está presente no dia a dia da comunidade. É preciso avançar, principalmente em relação ao atendimento pelo 190, aumentar o efetivo nas ruas, o número de viaturas, e aperfeiçoar o monitoramento eletrônico. Entretanto, é importante registrar o fato positivo, pois quando comparamos a realidade de hoje com um passado recente, o avanço é muito significativo.

 

31 Anos da Gazeta

Na terça-feira, 1º de outubro, a Gazeta Centro-Sul completa 31 anos de circulação ininterrupta. Isso mesmo, nunca ficou uma semana sequer sem circular.

Nosso slogan é “Quem quer saber precisa ler”. A história na qual somos todos protagonistas está sendo registrada pela Gazeta, com o patrocínio da sociedade local. Muito obrigado a todos que fazem parte deste trabalho. Recomendo a leitura do Editorial desta edição.

 

Prioridades dos Candidatos

Essa semana, o tema da Gazeta Centro-Sul aos candidatos à Prefeitura de Guaíba é sobre as cinco ações prioritárias já para o primeiro ano de gestão. Vale conferir o que os candidatos responderam.

 

As Bandeirolas

Eu fico imaginando como estas bandeirolas amontoadas nos canteiros nas vias públicas da Cidade podem contribuir com a escolha dos eleitores.

O sujeito está andando de carro, olha para o lado na rotatória e, antes de bater no carro da frente, depois de se distrair, escolhe lá no meio do mundo tremulante em quem vai votar. Tá lá! Plaf!

Outra situação. O motorista para no congestionamento e fica olhando para as bandeirolas, escolhendo em quem votar até ser interrompido pela buzina do carro de trás. Sempre tem um apressado que não espera que se faça a melhor escolha.

Por fim, o transeunte segue para seu compromisso e ao ver aquele monte de bandeiras com fotos de candidatos, quase todos com aparência juvenil, mesmo os idosos, para e começa a escolher em quem votar, pois não pode haver “chance melhor de escolha”.

 

Artimanha da Multa no RS

O Governo do Estado do RS descobriu mais uma artimanha para tirar dinheiro do contribuinte e aumentar a arrecadação.

Quem viaja para a Serra Gaúcha por rodovia estadual passa por praça de pedágio totalmente eletrônica, sem cancelas. Então, o motorista que não possui a tag do conectcar espera o boleto chegar pelos correios para pagar a taxa do pedágio. Só que não. Depois de 15 dias, chega a multa de R$ 195,23 pelos Correios, com perda de 5 pontos na CNH, por falta de pagamento do pedágio.

Este é um exemplo abjeto da indústria da multa instalada pelo Governo do Rio Grande do Sul, uma patifaria. Atenção. Este registro que faço aqui é real, não se trata de fake news, de exagero, de ouvir falar. Não divulgo nada sem checar. É difícil de acreditar, mas é isso mesmo.

A justificativa do arrecadador é que existem placas explicando que o pagamento dever ser feito em 15 dias após passar pela praça, sem qualquer aviso. Isso significa que o motorista tem de parar no meio da estrada ou encostar para ler a placa. É de cair os butiás dos bolsos!

Que NÃO sirva essa “façanha” de modelo para ninguém.

 

Leandro André

Publicado em 27/9/24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *