Secretário pela Bola 7

0
COMPARTILHAMENTOS
106
VISUALIZAÇÕES

A Tia Alaíde tem feito hora extra, tendo em vista que os bastidores políticos estão começando a esquentar na Aldeia.

Essa semana, apurei que o secretário Ivo Schergl Jr, da Setudec, está no cargo por um fio. O clima está pesado devido ao processo de organização da segunda Olifeira. O foco dos desentendimentos seria a prestação de contas da primeira. Este tema já foi abordado aqui na Coluna e existem denúncias sendo investigadas pelo Ministério Público e Tribunal de Contas.

 

Tentativa de Abafa

Dois CCs da Prefeitura de Guaíba se exibiram em rede social antes da partida de Grêmio e Flamengo no Rio de Janeiro. A foto gerou questionamentos, considerando que os servidores estariam no Rio em horário de trabalho. Eu questionei a Prefeitura, na semana passada, sobre isso e fui informado que o diretor Cleber Quadros estava de férias. Mas e os outros?

O vereador Manoel Eletricista apresentou requerimento na Câmara, solicitando esclarecimentos sobre a possibilidade de CCs estarem viajando a passeio em horário de trabalho. No entanto, parte da base governista tentou abafar o questionamento. Votaram contra o requerimento: Everton Gomes, João Caldas, Professor Luciano, Ale Alves, Marcos SJ, Marmotha e João Collares. Como eram sete contrários e sete favoráveis, o presidente Florindo Santos teve que desempatar, votando a favor do requerimento.

Agora, pergunto eu: se é atribuição do vereador fiscalizar o Executivo, por que votar contra uma solicitação de informações?

No contexto da lambança, teve tentativas de explicação e tal, mas quem deve explicar sobre a carga horária dos CCs da Prefeitura é o Governo. Ponto. Vamos aguardar a resposta. Neste caso, a turma do abafa se queimou de graça.

 

Os Projetos Trancam

Não tem como negar que os projetos sociais de terceiros trancam na Prefeitura de Guaíba e, consequentemente, prejudicam a comunidade mais vulnerável. Sei que a legislação tem de ser cumprida e que as regras são complexas; sei disso. Mas falta gente capacitada para avaliar os projetos na Prefeitura. Acredito que uma reciclada no quadro de CCs possa melhorar esta encrenca. E segue o jogo de empurra-empurra.

 

Lei do Óleo Usado

Na semana passada, abordei aqui na Coluna uma dúvida sobre a legislação municipal em relação à coleta de óleo de cozinha usado. Fui em busca de informações e descobri que o descarte de óleo usado somente pode ser feito em empresas licenciadas. E, em Guaíba, a única empresa licenciada é a Sulina.

 

Lentidão Sinistra na Barra

A Gazeta Centro-Sul esteve em Barra do Ribeiro, no início de agosto, conferindo uma obra bem bacana na Orla, com molhes, farol e praça (ver contracapa desta edição impressa). Então, solicitamos algumas informações sobre a obra. Pensa num drama. Foram dez dias para conseguir parte das informações, mas em relação ao valor investido e a origem dos recursos não chegaram até o fechamento desta edição. Sinistro.

 

PT de Guaíba em Guerra

O partido dos Trabalhadores sempre teve diversas correntes internas, mas o que está acontecendo em Guaíba é diferente. Estão marcadas duas reuniões distintas do PT para o dia 30 de agosto. A da Executiva Municipal deverá criar uma comissão de ética. Na pauta, conforme apurou a Tia Alaíde, está a provável expulsão do vereador João Caldas, considerando o apoio ao Governo Maranata e Cláudia Jardim, que estaria alinhado à linha bolsonarista.

Outra corrente ligada ao vereador João Caldas realizará encontro no mesmo dia 30, no Sinpacel, para apresentar a tese de “restauração da democracia no PT local, defendendo que as candidaturas voltem a acontecer por meio da escolha livre dos filiados. Em nota paga (apedido), publicada nesta edição, o Vereador Caldas fala em “sequência de desmandos”. Texto forte.

Resumo da bufa: parece racha sem possibilidade de conserto. Se expulso do PT, o Vereador Caldas deverá se filiar ao PDT, na janela de março, de acordo com informações da Tia Alaíde.

 

A Morte do Túlio

A morte do Túlio Carvalho, colunista da Gazeta, pegou todos de surpresa. Eu não concordava com todas as teses do Túlio, mas o respeitava, porque ele argumentava, e como argumentava.

Estas mortes repentinas nos levam a refletir com mais profundidade sobre como estamos vivendo, da importância que damos às picuinhas e o quanto isso é absurdo.

Estamos tristes porque nosso colega partiu, mas é preciso seguir em frente. Desejo força a Lúcia e às filhas Roberta e Virgínia para enfrentarem este momento difícil.

Leandro André

leandro.andre.gazeta@gmail.com

Publicado em 25/8/23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *